Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 30 de maio de 2016

O MEIO AMBIENTE

O MEIO AMBIENTE

Sabemos que o meio ambiente é formado por quatro elementos fundamentais à vida, e que estes elementos, estão interligados entre si e o próprio homem. Esses elementos são a água, o ar, o solo e o fogo. Estes elementos formam a natureza e tudo o que nela existe. O que será que estamos fazendo com estes quatro elementos? (Pausa: Entrada das 03 crianças)Depois da cena volta a apresentadora. Se estes elementos pudessem falar, o que diriam?
DESENVOLVIMENTO

Irmã Água, o que tens a nos dizer? Entra a água:E o irmão Solo, o que nos diz?
Fale conosco, irmão Sol!E o nosso irmão Fogo, o que pensa de tudo isso?
O primeiro personagem. Joga lixo na água.
Fala da 1a personagem:
Agora vejam, a professora diz que devemos preservar, manter o solo, a água e o ar limpos e protegidos.
2a joga produtos químicos no ar.

Fala do 2° personagem:
Não sei para que tanta frescura ! Jogar lixo aqui, proteger ali. Isso tudo nunca vai acabar mesmo ! Para que perder tempo !
3a com uma serra na mão, enxada e uma foice.
Fala do 3° personagem:
E mesmo ! Não to nem ai para toda essa bobeira.Nos perdoe mãe natureza ! Prometemos, amá-la, respeitá-la de hoje em diante para sempre.
1º Personagem:

A AGUA
Ai de mim !! Ai de mim!!Eu sou a água. Estou ficando cada dia mais suja e poluída.
Já não consigo mais nascer em belas fontes e riachos como antigamente. Eu que sonhava servir ao homem até o fim de meus dias, sempre pura e cristalina. Ai de mim, ai de mim!!!
2° Personagem


O SOLO
Não chores amiga e irmã água! Olha o que fazem comigo! Me sujam, me arrancam partes
Me desmatam sem piedade. Logo eu, que só quero dar segurança, tranquilidade e prover alimentos ao homem.
3° Personagem
O AR
O ar entra em cena sufocado, tossindo e se abanando. Não aguento mais! Estou só! Cadê as plantas que me purifica, cadê as algas verdes que tanto preciso para ser puro! Cadê a consciência do homem que precisa de mim para viver. Não aguento mais! estou só! Só há gases tóxicos, só há fumaça pesada. Já não sei o que o que fazer. Vou fugir desse planeta, eles querem acabar comigo.
4° Personagem
O FOGO
Ora, ora viva! Vocês estão tristes! Eu nunca estive tão feliz! Em parceria com a ignorância, estupidez e insensibilidade do homem, estou chegando onde quero. Vou secar toda essa água com meu calor, destruir o solo com a derrubada de árvores e as queimadas poluir o ar até não haver mais oxigênio. Aí, tudo voltará a ser como era no início do mundo sem todas essas bobeiras, eu sou o maior, eu sou o fogo!
5° Personagem
A NATUREZA Alto lá, senhor fogo! Você está esquecendo que eu, vocês e o homem somos partes de um mesmo universo. Não se desesperem meus filhos! Precisamos resistir e provar ao homem que sem nós ele não vive.
FINAL
Após o desenrolar do teatrinho os 03 personagens iniciais ficam tristes e falam:
Nos perdoe mãe natureza ! Prometemos, amá-la, respeitá-la de hoje em diante para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário