segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os 4 elementos da Natureza

Os 4 elementos da Natureza
Um dia neste Planeta encontraram-se os 4 elementos da Natureza: A Terra, o Ar, a Água e o Fogo. Cada um deles achava que era mais importante do que os outros e começou a discussão…
A Terra achava que sem ela nada existiria, pois não haveria um sítio para viver; também não haveria o que comer, pois nela se produzem os alimentos e ninguém poderia passear nos jardins, pois estes também crescem sobre terra. Não haveria automóveis, nem comboios e outros meios de transporte que se deslocam pelo chão…
O Ar não quis ficar atrás… começou por dizer que o mais importante era ele pois, se não existisse, ninguém conseguiria respirar e assim não haveria Vida. Também não haveria vento, nem sequer uma brisa suave para arrefecer quando está muito calor… ou para gerar energia eléctrica, quando é forte e poderoso. E os aviões? Como poderiam voar sem ar?
De seguida falou a Água: Eu é que sou a mais forte de todas! Sem mim não há rios, nem mares e as torneiras ficam secas. Sem água não há vida… não se pode beber, lavar, nem tomar banho, nadar. Não haveria peixes, nem barcos, nem submarinos…
Por fim, o Fogo tomou a palavra e disse: O mais poderoso de todos sou eu! Eu aqueço quem tem frio, cozinho os alimentos para as pessoas comerem mas, quando me zango, ateio incêndios que queimam terras, casas, árvores e carros, saio em forma de lava dos vulcões e destruo tudo à minha passagem!
Nenhum dos 4 elementos aceitava que os outros poderiam ser mais fortes e importantes… E então o Planeta falou: nenhum de vós é maior do que os outros. Todos são necessários à vida das pessoas e da Natureza.
A paz chegou então a este Planeta e, a partir daí, os 4 elementos da Natureza compreenderam que eram essenciais e que todos contribuem para a vida das pessoas, das plantas e dos animais. FIM



Nenhum comentário:

Postar um comentário