domingo, 8 de maio de 2016

Qual é o papel do coordenador no conselho de classe?

Qual é o papel do coordenador no conselho de classe?
Com o final do primeiro bimestre, chega a hora de realizar o conselho de classe com toda a equipe. Há uma ideia cristalizada em muitas escolas de que os conselhos servem apenas para avaliar notas e comportamento disciplinar. No entanto, eles podem ir muito além.
O conselho de classe é, sim, uma instância que reúne coordenadores, diretores, professores e, em algumas instituições, também alunos, para tomar decisões a respeito do processo de ensino e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.
 Em uma gestão democrática, o conselho deve ser um espaço de discussão, revisão e autocrítica, no qual se estabeleça um diálogo autêntico e respeitoso, com vistas à melhora de processos pedagógicos, aproveitamento de recursos etc.
É uma oportunidade de verificar se o planejamento e as estratégias utilizadas em sala de aula têm impactado positivamente no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos.
Alcançar esses objetivos requer do coordenador e da equipe uma preparação prévia, em que se possa refletir sobre tudo o que pesa nas tomadas de decisão. Abaixo, destaco alguns pontos que fazem parte da organização desse momento:
A equipe deve resgatar o histórico de cada aluno para comparar o desenvolvimento dele durante o bimestre em relação aos anos anteriores.
O coordenador pode ajudar montando fichas de análise para que os professores registrem avanços e dificuldades de aprendizado. Um portfólio da turma bem organizado ajuda bastante.
A escola pode, ainda, preparar questionários sobre o andamento das aulas e das atividades propostas para que os alunos manifestem sua opinião.
O objetivo é saber como os estudantes interagem com a escola, quais dificuldades encontram, quanto tempo dedicam ao estudo e à lição de casa etc. O envolvimento dos responsáveis nessa etapa é imprescindível, pois são eles que acompanham mais de perto os desdobramentos do trabalho feito na escola.
Mas, atenção: para que o questionário tenha êxito, é preciso sensibilizar a comunidade e explicar que a intenção é a melhoria da qualidade do ensino, e não fiscalizar, punir ou constranger ninguém.
Com o material reunido, cabe ao coordenador tabular os registros e resultados do questionário. A tabulação favorece a análise comparativa e organiza os dados de forma prática, poupando tempo na hora da reunião. O conselho de classe é um trabalho que ganha muito mais sentido quando não se limita a classificar os alunos, mas se propõe a avaliar a própria escola, de forma democrática e participativa. E na sua escola, como a equipe encara o conselho de classe? Conte sua experiência!
Fonte: Gestão Escolar

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