domingo, 8 de maio de 2016

Questionamentos e Dicas Importantes para Coordenadores

Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro Nº 57
Departamento de Ensino

Questionamentos e Dicas Importantes

O primeiro bimestre está se encerrando. Você já parou para pensar se o ano letivo terminasse agora, quais seria os resultados? E quais são os desafios da sua escola, no que diz respeito a taxas de aprovação, reprovação e evasão? Podemos até achar essa reflexão prematura, mas com uma análise cuidadosa, é possível melhorar os indicadores de frequência e reverter quadros que poderiam ser negativos, caso fossem identificados mais tarde.
Ao pensar sobre essas questões, é necessário estabelecer prioridades de ações para o momento do ano. Por exemplo, é possível fazer o levantamento da infrequência dos alunos até agora, e buscar as possíveis soluções, com o intuito de evitar o abandono. Você, diretor, pode verificar qual seria a melhor estratégia de acordo com a realidade de seus alunos, como para tanto, é necessária uma parceria entre o diretor, sua equipe e os próprios alunos, com o intuito de reconduzir os afastados à escola desde já .
Nós temos que incentivar que as crianças aprendam e gostem do que estão fazendo na escola. Temos que valorizar a questão do aprender. Não é apenas anotar, copiar e reproduzir os conteúdos mecanicamente. A avaliação transforma o aprendizado em números, mas isso não é suficiente para o processo de ensino. Portanto se faz necessário investir no acompanhamento mais sistemático e cauteloso para que assim ,possamos obter melhores resultados .
Plantão Pedagógico é o momento de contato individual entre professores e pais de alunos, com o objetivo de discutir diversos itens relacionados ao ensino como: comportamento, notas, frequência e tarefas escolares .Desta forma, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem, orientar e acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos alunos, neste mês de maio realizaremos o 1º plantão Pedagógico de 2016 onde toda a equipe escolar estará à disposição para atendimento individualizado aos Pais e Responsáveis. Na ocasião, os pais poderão conversar com os professores e coordenação e ouvir sugestões a respeito de como os alunos podem aproveitar melhor o tempo de estudos, suas dificuldades e comportamento. Assim como também terão acesso ao boletim com o resultado do 1º bimestre.
Lembrando sempre que a Função do Coordenador Pedagógico é :

Orientar ... Acompanhar...     Monitorar... Mediar ...Assessorar ...Coordenar... Desenvolver ....Realizar ....Fazer ...Reunir...

 


·        O que trabalhar nas aulas atividades com o professor?
·        Ao realizar uma reunião ter pauta definida
·        Ser pesquisador !!!
·        Subsidiar os professores

Semed / Cortês

Valdinere Alves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário