Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 30 de maio de 2016

TEATRO: O JULGAMENTO DA NATUREZA INTRODUÇÃO

TEATRO: O JULGAMENTO DA NATUREZA INTRODUÇÃO
Sabemos que o meio ambiente é formado por quatro elementos fundamentais á vida, e que estes elementos estão interligados entre si e o próprio homem. Esses elementos são a água, o Ar, o solo e o fogo. Esses elementos formam a natureza e tudo o que nela existe. O que será que estamos fazendo com esses quatro elementos? (Pausa, entrada dos quatro elementos) Com a palavra à apresentadora, agora ela pergunta: Se estes elementos pudessem falar o que  eles diriam? DESENVOLVIMENTO DA PEÇA TEATRAL 
1ª PERSONAGEM A ÁGUA
Irmã Água, o que tens a nos dizer? Entra a água e diz: Ai de mim! Ai de mim! Eu sou a Água. Estou ficando cada vez mais suja poluída, os peixes todos sumiram ninguém me respeita mais, todos acham que sou esgoto, jogam tudo quanto é lixo em mim, já não suporto mais, socorro me ajude! Logo eu, que sonhava servir o homem, sempre limpa e cristalina, já não consigo mais nascer em belas fontes e cachoeiras!
 O homem é responsável pela minha destruição, não fiquem de braços cruzados, esperando pelo meu fim, façam alguma coisa enquanto ainda a tempo se eu morrer, não morrerá sozinho, mais todos vocês morrerão também, porque sem mim vocês não podem viver. 
2 ª PERSONAGEM O SOLO Não chores amiga e irmã, água! Olha o que fazem comigo! Sujam-me, me arrancam partes, Desmatam-me sem piedade. Logo eu, que só quero dar segurança, tranquilidade e prover alimentos ao homem Jogam-me pesticida, meu solo esta cansada e maltratado pelas ações dos homens, que só pensam neles. 
3ª PERSONAGEM O AR O Ar entra em cena sufocada tossindo muito e diz: Não aguento mais! Estou só! Cadê as plantas que me purificam? , cadê as algas verdes que tanto preciso para ser puro? Onde está a consciência do homem que precisa de mim para viver? Não aguento mais, estou só, á

fumaça pesada, poluição tóxicas, não consigo circular livremente como antigamente, vou fugir desse planeta, vocês querem acabar comigo, mais se vocês conseguirem isso pode ter certeza que todos irão juntos, vocês não conseguiriam viver nem cinco minutos sem ar, seria o fim, de todos, não estão vendo quantas pessoas estão morrendo devido à poluição?
 4ª PERSONAGEM O FOGO Ora, viva! Vocês estão tristes; pois eu nunca estive tão alegre e feliz! Com a ajuda dos homens, eu estou conseguindo o que sempre quis. Vou secar toda a água, com meu calor destruirei todo o solo com as queimadas das árvores e poluirei todo o ar, até matar todos, por falta de oxigênio! Aí tudo será como no início do mundo, sem vida, e na mais completa escuridão! Fiquem sabendo que eu sou o fogo! Posso destruir tudo num piscar de olhos seus humanos insensatos.
 5ª PERSONAGEM A NATUREZA. Alto lá senhor fogo! Você por um acaso está esquecendo quem sou eu? Você e o homem são partes de um mesmo universo. Não se desesperem meus filhos. Precisamos resistir e provar ao homem que sem nós ele não vive. 
6ª PERSONAGEM OS três RS Ainda temos uma chance de virar o jogo, somos os 3rs. Vamos usar nossa Consciência e Criatividade Reaproveitar é uma questão de consciência e criatividade. Reutilizar é uma forma de evitar que se descarte o que não é lixo. Além disso, a Reutilização, a Restauração e a Reforma dos mais variados objetos, são atividades que podem ajudar muita gente que precisa de dinheiro para sobreviver.
Antes de jogar objetos no lixo, pensem, será que isto poderia servir para outra pessoa. Doar também é uma virtude, não seja egoísta.
7 PERSONAGEM   : O SOL Advogada de defesa 
8ª PERSONAGEM O JUIZ.

Final da PEÇA: Todos os bichos, natureza, e demais participantes fazem o juramento. Perdoe-me mãe natureza, prometemos de hoje em diante, amá-la, respeitá-la, e cuidar de ti com todo o meu carinho.

Um comentário: