sexta-feira, 3 de junho de 2016

Lixão e Sobrevivência do Ser Humano

Lixo, Lixão e Sobrevivência do Ser Humano no Planeta

No Brasil, 60% do lixo produzido, atualmente, é orgânico, composto de restos de alimentos; ao passo que o lixo inorgânico é composto basicamente por embalagens, muitas vezes recicláveis que podem ser uma fonte de sobrevivência para algumas camadas da população. Esse mesmo lixo, se despejado sem tratamento sobre o solo, nos chamados lixões, causa poluição dos lençóis freáticos, do próprio solo e do ar, comprometendo seriamente a qualidade do ambiente e da saúde dos seres vivos. A poluição causada pelos lixões deve ser objeto de estudo para que se desenvolvam estratégias de preservação dos recursos naturais, de educação ambiental e de melhoria de qualidade de vida.

Caracterização

Objetivos
  • conhecer o tratamento dado ao lixo pelo Poder Público da cidade;
  • iniciar um movimento de reivindicação de tratamento adequado do lixo.
Área Envolvida: Matemática
Estratégia de Trabalho: Os alunos poderão trabalhar em grupos e/ou individualmente.
Papel do Professor
  • desencadear todo o trabalho, levantando questões relativas à visita ao lixão ou aterro sanitário, estimulando e ajudando os alunos a elaborarem o roteiro de visita e organizando as informações coletadas;
  • organizar o registro do trabalho pedagógico.
Papel dos alunos
  • participar em todas as situações propostas, dando sugestões e tomando decisões.
Materiais Necessários: informações coletadas durante a visita.
Duração Mínima: 5 aulas.

Organização

Este projeto deverá ser integrado ao de Geografia, "Vivo do Lixo". O objetivo de integração da Matemática será ajudar a preparar a visita e organizar os dados coletados. Assim, será desenvolvido em três etapas.
Primeira Etapa: Planejando a visita ao lixão ou aterro sanitário.
Essa etapa poderá ser preparada coletivamente. Trata-se do momento de tentar situar o local da visita. Poderá ser elaborado um roteiro de situações que deverão ser observadas e algumas informações a serem coletadas.
Situações que podem ser exploradas:
  • localização do aterro sanitário ou lixão: bairro, região etc.;
  • distância da escola até o lixão;
  • o que existe nas proximidades do lixão;
  • traçar o itinerário da escola até o lixão;
  • levantar dados como: quantidade de lixo que é depositada diariamente/mensalmente, etc.
  • quantidade de lixo gerado por habitante por dia;
  • % de matéria orgânica no lixo;
  • todos os bairros da cidade têm coleta de lixo?
  • existe coleta seletiva de lixo?
Segunda Etapa: Visitando o lixão ou aterro sanitário
Essa etapa será realizada pelo(a) professor(a) de Geografia.
Terceira Etapa: Organizando informações
No retorno da visita deve-se proceder à organização de todas as informações coletadas. Os alunos poderão ser divididos em grupos para a realização dessa etapa.
As informações coletadas por meio do roteiro poderão ser organizadas em tabelas e gráficos, gerando análises por parte dos alunos.
As informações coletadas nas entrevistas podem ser problematizadas: quanto ganham esses trabalhadores que coletam material nos lixões; a relação de seus salários com o salário mínimo, com o salário de outras categorias de trabalhadores, com a cesta básica, etc.

Culminância

O trabalho de Matemática poderá culminar com uma discussão em classe, com as apresentações dos diferentes grupos e apresentação de relatórios.

Registro do Trabalho Pedagógico

É fundamental que o registro do trabalho seja realizado ao longo do desenvolvimento do projeto. Esse registro deve envolver tanto o trabalho do professor quanto o do aluno.
No caso do trabalho dos alunos, pode-se selecionar os melhores relatórios para serem arquivados junto com o registro do professor.
Para o registro do trabalho do professor é fundamental que, a cada etapa realizada, sejam anotados os avanços e recuos, as atividades bem-sucedidas e as que apresentaram problemas... Enfim, registrar todos os episódios que mais despertaram a atenção e as reflexões produzidas com base nestes.
Fonte: http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/atividade/lixo,-lixao-e-sobrevivencia-do-ser-humano-no-planeta/vivo-do-lixo-a-matematica-visitando-o-lixao-ou-o-aterro-

Um comentário:

  1. Grata professora Mery por compartilhar todas as atividades com professores de todo o Brasil.São atividades diversificadas, criativas, que proporcionam diversão e muito aprendizado para nossos alunos.

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