quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Educação Para o Trânsito: Proteção e Prioridade ao Pedestre

Secretaria de Educação Cultura e Desportos
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino

Educação Para o Trânsito:
Proteção e Prioridade ao Pedestre



      Secretária de Educação: Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Coordenação Geral : Valdinere Alves dos Santos
Cortês, Setembro de 2016

Proteção e Prioridade ao Pedestre

              O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida. Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso a inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas. Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior.
Grande parte das atuais questões urbanas estão relacionadas direta ou indiretamente ao trânsito. As inúmeras desigualdades sociais de nosso país se manifestam também no trânsito, por que os recursos de transporte têm uma distribuição assimétrica dentro dos espaços urbanos, ocasionando desigualdades entre as diferentes classes sociais.
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas. Assim, propomos essa temática “Trânsito na Escola”, seguindo diversos exemplos positivos existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.

OBJETIVO GERAL : Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

-  Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Conhecer a historia dos meios de transportes; Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
                                                                      ATIVIDADES EM CLASSE

Como proposta de abordagem do tema, o professor poderá realizar debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo: desobediência à sinalização; organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus; comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre;  consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã. Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como: convivência entre as pessoas em sociedade; a vida e a sociedade em que vivemos;  interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade; análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes; estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão de mundo. Para complementar tais atividades, sugerimos

(1) realização de trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo;
(2) pesquisas em instituições públicas ou na internet;
(3) entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas;
(4) criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes;
(5) realização de apresentações de teatro e dramatizações;
(6) realização de redações com temática  trânsito;

Informamos também que a equipe pedagógica de cada Escola terá liberdade para trabalhar esse TEMA de forma a potencializar os resultados. Dessa forma, os professores usar os seus conhecimentos e usa vivência prática para adaptar conhecimentos e sugerir modificações, sempre buscando a formação plena dos alunos. Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito, como por exemplo: dos órgãos responsáveis pelo trânsito, Corpo de Bombeiros, profissionais de saúde, e Polícia Militar. Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de seu contexto .Abaixo apresentamos ideias de conteúdos que podem ser trabalhados nas diferentes disciplinas, sempre com enfoque multidisciplinar.
                       
CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

A)    PORTUGUÊS- Leitura de textos sobre trânsito, Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na cidade, Debates e apresentação de vídeos.

B) MATEMÁTICA- Desenhos geométrico, Cálculo das multas de transito, Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.

D) ARTES- Composição de músicas e paródias, Cores dos semáforos, Organização de teatros e dramatizações,- Desenhos de faixas educativas, Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.

E) HISTÓRIA- História dos meios de transporte, Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
- As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.

F) GEOGRAFIA- O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades, Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,- Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais, Conhecimento das leis que regulamenta os espaços,.

G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE - Primeiros socorros, Poluição do Ar, Aquecimento Global, Combustíveis fósseis e biocombustíveis.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

Há uma grande possibilidade de atividades “Extra - classe” para se trabalhar a temática do trânsito na Escola, entre as quais: Realizar uma passeata na "Semana Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”.

BIBLIOGRAFIA
Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.
BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.
BRASIL. MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília (DF).

Datas Comemorativas do Mês Setembro  
 




01 /09  Dia do Profissional de Educação Física
03/09 Dia do Biólogo
05/09  Dia da Amazônia
07 /09 Independência do Brasil
08/09 Dia Mundial da Alfabetização
09 /09 Dia do Médico Veterinário
14 /09 de Dia do Frevo
18 /09 Dia dos Símbolos Nacionais
19 / 09 Dia Nacional do Teatro
21 /09 Dia da Árvore
23 / 09 Inicio da primavera
25 /09 Dia Nacional do Trânsito
30 /09 Dia da Secretária

       Observação  : Terceiro bimestre  trabalhar  o estatuto dos  idosos


Datas
                                      Datas Comemorativas
03/09
DIA DO BIÓLOGO : A biologia estuda os seres vivos, sua origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o biólogo que investiga todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos mais complexos. O que faz ? O biólogo pode atuar em várias áreas. Se escolher a indústria, atua na utilização de microrganismos, como bactérias, por exemplo, na fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc. Também é de sua responsabilidade dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente. Na área de biologia marinha, trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como seu cultivo, reprodução e desenvolvimento. Em genética e biotecnologia, é requisitado para estudar organismos em laboratório e realizar exames para verificação de doenças genéticas. E em microbiologia, pode investigar como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, além de analisar de que modo podem ser aproveitados para uma série de benefícios ao homem.

05/09
DIA DA AMAZÔNIA : Despertar curiosidades acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente consequentes das ações inadequadas do homem, despertando-os para a prática de atividades de preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta amazônica para a sustentabilidade.
07 / 09
PÁTRIA : É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil. Início da Semana da Pátria: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações. A Independência do Brasil : Socializar junto aos alunos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano estamos comemorando  194 anos de  independência .

21/09
DIA DA ÁRVORE  : Trabalhar o dia da árvore é encantador, as crianças amam, pois adoram tudo que é ligado a natureza ! Ressaltar a importância deste dia, é conscientizar e criar nos pequenos a noção de cidadania e ética! Trabalhando temas assim, com certeza estamos trazendo para nossos alunos valores realmente necessários, pois saber o valor de uma árvore é saber dar valor para a vida! É muito importante que nossos alunos conheçam diversos tipos de plantas, suas necessidades, sua importância em nossa vida. Plantar e cuidar de uma plantinha é tão necessário quanto cuidar de um pessoa. É preciso que nossos alunos, aos quais estamos desvendando o mundo, estejam conscientes da importância e das necessidades das plantas .
As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.
23/09
PRIMAVERA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Conscientizar os alunos que a primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da preservação.

  

SEMANA DA PÁTRIA

A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

OBJETIVO GERAL

Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais; 
Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Cantar e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando  o hino de Cortês ,e o  hino de Pernambuco
Valorizar cantando o hino da independência
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
O que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Produção de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos; Palavras cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e poemas;

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização, dança  ou peça teatral;
Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino Nacional para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a pátria.


 GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA        

O Estado brasileiro; Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ? (destaque de em aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados; Crescimento demográfico no Estado de Pernambuco

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Leitura de textos;
Pesquisa; Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros; Montagem do Mapa do Brasil para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:
·         Vídeo  ,Músicas ,Pesquisa ,Discussão  , Leitura de texto , Trabalho de Grupos   
·         Produção de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações   


Observação : Na semana da Pátria  todos os dias cantar um hino cívico .Para não tumultuar, poderão cantar em suas salas. Cada dia canta um : (Nacional ,Pernambuco e Município )

FONTE:

www.suapesquisa.com/independencia/





  

                           HINO DO MUNICÍPIO DE CORTÊS
Letra por José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho

Destes campos de verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro

De tudo que se fez em Cortês,
Município feliz, brasileiro.
As colinas se mira no rio
A paisagem é de luz e de paz
É Cortês é terra onde somos
Unidos os seus filhos leais.


Pernambuco valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro,
Liberdade simboliza este ar,
Este vento que corre ligeiro

Venturoso é nascer em Cortês
Venturoso é nascer brasileiro






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