Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Hábito da leitura textos

D2
O hábito da leitura

“A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto  conserva  e  amplia  qualidades  e  defeitos que  adquiriu         quando criança.           Tudo    que      se torna  um  hábito  dificilmente  é  deixado.  Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.
Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um projeto de leitura?

CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004, p. 7.

No trecho “Ele leva ao mundo inteiro” ( * . 12), a palavra sublinhada refere-se ao:

(A) carteiro. (B) jornal. (C) livro.
(D) poeta


D14
Feias, sujas e imbatíveis
(fragmento)

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos  para  comemorar  a  chegada  do  verão e  achar  que  essa  é  a  melhor  estação  do  ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe:      as        baratas.                Assim              como    nós,      elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa  época  do  ano,  as  chances  de  dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.

No  trecho  “Vai  encarar?”  (ℓ.  2),  o  ponto  de interrogação tem o efeito de:
(A) apresentar. (B) avisar.
(C) desafiar. (D) questionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário