quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Leia o poema de Roseana Murray.

Leia o poema de Roseana Murray.

Na minha casa de vento
tem chá de chuva
bolo de neblina
empadão de pensamento.
Na minha casa encantada
tem macarronada de nuvem
e pastel de trovoada.
A sobremesa é transparente
na minha casa de vento
sorvete de orvalho
pavê de faz-de-conta
e torta de tempo
(ruim ou bom, não importa).
Você quer jantar comigo?

(Roseana Murray)

QUESTÃO 18 (SAEP 2012)
O tema central desse poema é
(A) banquete
(B) casa encantada
(C) lanches
(D) casa de vento

Leia este poema:
Meu cachorro Relâmpago
Sérgio Caparelli

O meu cachorro Relâmpago
acordou com sarampo.
Veio dona Manuela:
"Deve ser varicela".
E depois a dona Dora:
"Para mim é catapora".
E a dona Fabíola:
"Mais parece varíola".
Por fim, o veterinário:
"Oh, que belo disparate!
O cachorro se manchou
é com molho de tomate".
(Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995).

QUESTÃO 19 (SAEP 2012)
O texto trata principalmente
(A) de diferentes tipos de pessoas.
(B) de vários tipos de doenças tropicais.
(C) de cachorros.
(D) do veterinário de cães.

o texto a seguir.
Limpeza é fundamental

A limpeza do corpo deve ser uma rotina para todas as crianças, porque desafiar
a sujeira é essencial para uma boa saúde. Recomenda-se que as unhas devem estar sempre
limpinhas, que não se deve roê-las, pois debaixo delas se “escondem” muitas bactérias que podem
prejudicar a saúde.Matheus Lopes, 13 anos, diz: “Eu acho muito importante lavar as mãos onde
quer que se esteja. Às vezes eu me esqueço de lavar antes de comer, mas sei que isso é muito
ruim”.
Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!
Adaptado de: Diário do Pará, Diarinho, nº 355, Dom. 30/05/2010, p.04.

QUESTÃO 24 (SAEP 2012)
No texto, o trecho que apresenta opinião do autor é
(A) “... debaixo delas se ‘escondem’ muitas bactérias que podem prejudicar a saúde”.
(B) “Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!”
(C) “Às vezes eu me esqueço de lavar as mãos antes de comer (...)”.
(D) “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário