quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Atividades Com Descritores

Atividades Com Descritores

Leia o texto:

O JOELHO JUVENAL

Era uma vez um joelho que se chamava Juvenal.  Juvenal tinha um problema, coitado: vivia todo escalavrado. Também, quem mandou Juvenal ser joelho de um menino levado? Juvenal queria muito aprender língua de menino só pra falar assim: - “Menino, tem dó de mim!” Mas, quando o esfolado sarava, Juvenal bem que gostava de correr e de saltar. E ele se desdobrava e se dobrava outra vez todo alegre, pois sabia que, indo e vindo, fazia o seu menino feliz.

No texto acima, a palavra “escalavrado” indica que o joelho vivia

(A) Dobrado     (B) Feliz    (C) Saltitante    D) Machucado

Leia o texto:

O VENTO E O SOL
O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte. De repente, viram um viajante que vinha caminhando. - Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco, será o mais forte. Você começa!- propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem. O vento começou a soprar com toda a força. Quanto mais soprava, mais o homem ajustava o casaco ao corpo. Desesperado, então o vento retirou-se. O sol saiu de seu esconderijo e brilhou com todo o esplendor sobre o homem, que logo sentiu calor e despiu o paletó. Moral: O amor constrói, a violência arruína. Mais em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo
Questão 11 - De acordo com o texto, o homem tirou o casaco por que

(A) Estava caminhando.  (B) O sol fez uma proposta   (C) O vento soprou  (D) Sentiu calor

O texto acima é uma  :  (A) Fábula (B) Canção (C) Paródia (D) Receita

Leia o texto: HIGIENE PESSOAL
Sabonete
Pasta de dente
Shampoo
Condicionador
Fio dental
Papel higiênico

Esse texto é  :  

(A) Um poema
(B) Um aviso
(C) Uma lista
(D) Uma carta

 Leia o texto:

A FESTA NO CÉU

O vento e as nuvens eram amiguinhos e estavam sempre brincando no céu que era a casa em que eles moram. De vez em quando, o vento gostava de sair e passear aqui em baixo da terra. Ficava no meio das árvores, soprando entre as flores e mesmo entre as roupas das pessoas. Muitas vezes, as nuvens achavam ruim com ele.

De acordo com o texto quem ficava no meio das árvores era:

(A) A casa                    (B) O céu
(C) O vento                  (D) A nuvem



O SOM DOS BICHOS

O galo cantou O grilo grilou Cachorro latiu O gato miou O pato grasnou A ovelha baliu O leão rugiu
O pinto piou A vaca mugiu O porco grunhiu O passarinho cantou A cigarra zuniu Papagaio falou E a girafa... A girafa não fala

De acordo com o texto os animais que cantaram foram

a) O cachorro e o galo b) O grilo e o galo c) O galo e o passarinho d) A cigarra e o passarinho

Leia o texto abaixo:

AVES EM PERIGO
Ainda que sejam inúmeras, as aves da mata Atlântica também correm perigo. Sem as árvores elas não podem sobreviver. Há mais de oitenta espécies de aves nativas dessa floresta em risco de extinção. Entre elas, estão o tucano-de-bico-vermelho, a arara-azul-pequena, o beija-flor-de-orelha-azul e a jacutinga.
Revista recreio, São Paulo, Abril 2000

De acordo com o texto, sem as árvores da mata Atlântica as aves não podem sobreviver por que

a) Gostam do ar puro da floresta             b) Há mais de oitenta espécies lá
c) Vivem apenas naquela região              d) Desaparecem junto com as árvores

O CORVO E O JARRO
Um corvo, que estava sucumbindo de sede, viu lá no alto um Jarro, e na esperança de Achar água dentro, voou até lá com muita alegria. Quando o alcançou, descobriu, para sua tristeza, que o jarro continha tão pouca água Em seu interior que era impossível retirá-la de dentro. Ainda assim, ele tentou de tudo para alcançar a água que estava dentro do jarro, mas, Como seu bico era curto demais, todo seu esforço foi em vão. Por último ele pegou tantas pedras quanto podia carregar, e uma a uma colocou-as Dentro da jarra. Ao fazer isso, logo o nível da água ficou ao alcance do seu bico, e desse modo ele salvou sua vida.
Fonte: Esopo. O corpo e o jarro. Disponível em: .

De acordo com o texto o corvo não conseguia matar sua sede por que
a) tinha o bico curto e não conseguia alcançar a água.
b) o jarro estava no alto e o corvo não conseguia atingi-lo.
c) não conseguia colocar pedras dentro do jarro.
d) no jarro não havia água suficiente.

Leia o texto abaixo:
PIADINHA
Mariana chega para o pai e pergunta: - Papai, você sabe escrever no escuro? O pai responde: - Acho que sim. O que você quer que eu escreva? Mariana diz: - Seu nome no meu boletim.

De acordo com o texto Mariana pediu que o pai escrevesse no escuro por que

a) Seu boletim era novo    b) Teve ótimas notas     c) Seu boletim era velho   d) Teve notas baixas

Leia o texto abaixo:
O ELEFANTINHO
Onde vais, elefantinho Correndo pelo caminho Assim tão desconsolado? Andas perdido, bichinho Espetaste o pé no espinho Que sentes, pobre coitado? — Estou com um medo danado Encontrei um passarinho!
De acordo com o texto o elefante estava correndo por que

a) Espetou o pé no espinho e sentia dor               b) Estava com medo de um passarinho
c) Estava procurando um bichinho perdido         d) Ficou perdido e desconsolado



Dia Internacional da Água

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida em nosso planeta, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu 22 de março como o Dia Internacional da Água. Fique ligado nessa reportagem, pois esse é um assunto vital! De tanto escutar minha professora falar sobre a importância da água para a vida na Terra, fiquei curioso e resolvi pesquisar um pouco mais. [...]
Na minha pesquisa, descobri que se não aprendermos a conservar as reservas de água que ainda temos, logo, logo, vai faltar água em várias partes do mundo. Caso isso aconteça, as pessoas vão começar a brigar por causa da pouca água que restar. Já imaginou isso? Guerras horríveis e violentas por causa de água? Isso não é impossível de acontecer, pois a água logo vai valer mais do que o ouro ou o petróleo.
Disponível em Acesso em 08 mai. 2011. Fragmento

Esse texto fala sobre

a)      a guerra mundial. b) a importância da água. c) as pesquisas da ONU. d) as reservas de petróleo.

Leia o texto abaixo:
O FENÔMENO
Dois amigos conversavam. João falou:
- Tenho um cachorro que é um fenômeno. Saio de casa e muitas horas depois, o solto e ele vai até onde eu estiver. O que você pensa disso?
- Que você deve tomar banho mais vezes.

De acordo com esse texto, o amigo de João quis dizer que o cachorro :

a) Era mesmo um fenômeno.               b) Demonstrava amar seu dono.
c) Precisava de mais cuidado.              d) Seguia o mal cheiro do dono.

Leia o texto:
JANJÃO.
Ele vive em um rio bem distante daqui. De olhos bem abertos em quem aparece ali. Sua boca é tão grande que assusta o mais corajoso dos guerreiros. Mais Janjão é da paz, só quer mesmo é sob o sol ficar.

De acordo com o texto Janjão é:

(A) Um boi                   (B) Um leão    (C) Um jacaré   (D) Um elefante

Leia o texto:

A JOANINHA GELEIA
Geleia é o bicho de estimação de Gisele. Quer saber por que a joaninha se chama geleia? Porque um dia, enquanto Gisele e suas amigas faziam um piquenique, a joaninha caiu dentro do pote de geleia da menina!
De acordo com o texto a joaninha se chama geleia por quê?

(A) Era um bicho de estimação                       (B) Parecia com uma geleia

(C) Gostava de geleia                                       (D) Caiu dentro do pote de geleia.

Leia o texto:
ANIVERSÁRIO NA SALA DE AULA
Adriana está fazendo sete anos. Seus colegas resolveram fazer uma festa surpresa. A professora patrícia preparou tudo para a hora do recreio. Adriana ganhou vários presentes dos colegas e da professora. Pedro lhe deu um livro ilustrado; Bruna, um brinquedo; Breno, um porta-retratos; Cristina, um par de brincos de estrelinhas; e a professora, uma boneca com cheiro de frutas. Adriana ficou muito alegre com a “festa surpresa” e, depois de soprar as sete velinhas, agradeceu a todos com abraços e beijos.




O assunto do texto é:

(A) Os brinquedos que Adriana ganhou                    
(B) Uma aula diferente
(C) Um aniversário surpresa na sala de aula             
(D) As velinhas de aniversário

O LEÃO APAIXONADO

Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia de ver a filha com um marido perigoso daqueles e disse ao leão que era uma honra, mas muito obrigado, não queria. O leão se irritou; sentindo o perigo, o homem foi esperto e fingiu que concordava: - É uma honra, meu senhor, mas que dentões o senhor tem! que garras compridas! qualquer moça ia ficar com medo. Se o senhor quer casar com minha filha, vai ter que arrancar os dentes e cortar as garras. O leão apaixonado foi correndo fazer o que o lenhador tinha mandado; depois voltou à casa do pai da moça e repetiu seu pedido de casamento. O pai esperto que já não sentia medo daquele leão manso e desarmado, pegou um pau e tocou o leão para fora de casa.

Moral da história: Quem perde a cabeça por amor, sempre acaba mal.
O texto acima é:

(A) Uma fábula      (B) Uma carta    (C) Um poema    (D) Um convite

Leia o texto:

A FILHA DE OITAVA
Uma mulher se apaixonou por um homem falso e mentiroso. Eles tiveram uma filha que recebeu o nome: A Filha de Oitava, ela deu esse nome para demonstrar os dons de sua filha. A filha cresceu, ela adorava brincar com seus amiguinhos Bruno, Amanda, Alexandra. Eles brincavam de tudo e sonhava com o que gostaria de ser quando ficasse adulta; aos 11 anos ela queria ser escritora, aos 15 médica, aos 17 atriz e aos 25 dentista. Achou que aos 29 poderia ser presidente... Antes de chegar à presidência ela foi deputada estadual, federal e governadora. Ela era muito feliz! Mas, algo interferiu nesse percurso... Ela ficou muito doente, quase morreu, ela continuou a lutar muito, pois tinha que chegar à presidência do Brasil...
No texto acima a palavra “percurso” significa:

(A) Caminho   (B) Profissão   (C) Doença   (D) Desejo

Leia o texto:
TATU-GALINHA

O Tatu Galinha é encontrado dos Estados Unidos e na Argentina. Possui carapaça quase que totalmente nua, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida de ponta fina. Uma curiosidade é que o Tatu Galinha da cria a quatro filhotes do mesmo sexo. Atravessa lagos não muito largo sem respirar, caminham tranquilamente e com facilidade. Se o rio é muito largo, enche os pulmões e os intestinos de ar e nada semi-imerso, apenas com a extremidade do focinho fora da água.

O texto acima serve para:

(A) Divertir o leitor                          (B) Convidar para conhecer o Tatu-Galinha
(C) Contar uma piada                       (D) Dar informações sobre o Tatu-Galinha

Leia o texto:
O MENINO INVISÍVEL
Miguel era um menino bacana, brincalhão, inteligente e amigo dos amigos. Ele era muito amigo do Tanaka, um outro menino brincalhão, inteligente e descolado. Os dois conversavam muito, sobre uma porção de coisas. Um dia o Miguel disse pro Tanaka: - Cê sabe Tanaka, eu acho que eu sou invisível. -Invisível? Como assim? Eu estou vendo você muito bem... - Não – disse o Miguel – não sou invisível pra todo mundo, não. Só pros meus pais. Eles olham pra mim, mas acho que eles não me enxergam! O Tanaka ficou espantado. E então eles combinaram que iriam à casa do Miguel só pro Tanaka ver...
De acordo com o texto a palavra “descolado” tem o mesmo significado de:

(A) Moderno         (B) Medroso          (C) Feio   (D) Corajoso




Leia o texto:
A Bela Adormecida
“Era uma vez, um rei e uma rainha que viram seus sonhos realizados quando tiveram uma filha, que era, sem dúvida, uma linda menina. Para celebrarem o batizado, convidaram todas as fadas do reino (...)” Super clássicos- A Bela Adormecida - Brasilleitura

De acordo com esse texto, a menina era

a) Uma fada    b) Uma rainha    c) Linda   d) Sonhadora

Leia o texto:

O Casamento de Emília

Chegou à hora. Vieram vindo os noivos. Emília, de vestido branco e véu; Rabicó, de cartola e faixa de seda em torno do pescoço. Vinha muito sério, mas assim que se aproximou da mesa e sentiu o cheiro das cocadas. Ficou com água na boca, assanhadíssimo. Não viu mais nada.
Logo depois veio o padre e casou-os.

Narizinho abraçou Emília e chorou lágrimas de verdade, dando-lhe muitos conselhos. Depois, como a boneca não tivesse dedos, enfiou-lhe no braço uma aliança de laranja, que Rabicó por duas vezes tentou comer. Os outros animais do Sítio, as cabras, as galinhas e os porcos, também assistiram à festa, mas de longe. Olhavam, olhavam, sem compreender coisa nenhuma.

O assunto principal do texto é:   
                      
a) Os conselhos de Narizinho  b) O abraço de Narizinho

c) Os animais do Sítio   d) O casamento de Emília

Leia o texto:

DE BEM COM A VIDA

Filó, a joaninha, acordou cedo.
- Que lindo dia! Vou aproveitar para visitar a minha tia.
- Alô, tia Matilde. Posso ir aí hoje?
- Venha, Filó. Vou fazer um almoço bem gostoso.
- Filó colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, passou batom cor-de-rosa, calçou os sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto e saiu pela floresta: plecht, plecht... Andou, andou... e logo encontrou Loreta, a borboleta.
- Que lindo dia!

Trecho do conto de Ney Ribeiro – Revista Nova Escola –volume 5 Edição Especial.

A frase “- que lindo dia! Vou aproveitar para visitar minha tia”. Foi dita pela

a) Loreta   b) Matilde     c) Floresta   d) Filó



Leia o texto:
O COLECIONADOR DE BORBOLETAS

Era uma vez um homem que morava numa torre muito alta, no meio de uma floresta, longe de qualquer outra casa. Da sua torre, em dias muito claros, ele podia avistar a cidade vizinha, cheia de casas e pessoas. Se olhasse para baixo, podia ver as copas das árvores... Mas ele nunca pensava em árvores, nem em pessoas. Seu pensamento estava sempre voltado para uma só coisa... borboletas. Sempre a procura de novas espécies, a única coisa que o interessava era apanhar sua rede e aventurar-se no coração do bosque solitário.
(TESTA, Fúlvio. O colecionador de borboletas. São Paulo: Melhoramentos, 1978. Fragmento)

O homem morava

a) Na cidade b) Na fazenda c) Na floresta d) No parque

JOGO DA MEMÓRIA
MATERIAL MODO DE FAZER

Caixas de fósforo Separe as caixas em duas partes
Papel Sulfite Recorte e cole o papel sulfite para forrar a caixa
Canetinhas Desenhe cada bicho na parte de cima

Escreve o nome de cada bicho na gavetinha

Esse texto serve para

a) Ensinar a construir um jogo c) Ensinar a usar copos descartáveis

b) Divulgar uma receita culinária d) Explicar as regras de um jogo

Leia o texto:
Uma pessoa sem asseio e que não adota hábitos de higiene acaba sendo ignorada, evitada e por vezes, até perseguida por outros de seu grupo social. Quem não conhece o Cascão, personagem das estórias em quadrinhos criadas por Maurício de Sousa? Cascão é um menino muito sujo que não gosta nem um pouco de água, não toma banho e nem lava as mãos.
“... Uma pessoa sem asseio” quer dizer:
a) Que tem muitos amigos          b) Que participa das estórias em quadrinhos
c) Que não adota hábitos de higiene
d) Que é perseguida pelos amigos






Nenhum comentário:

Postar um comentário