Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Trabalhando eleições

Conteúdos:
Conheça a história do voto no Brasil
Área do Conhecimento: História
Público alvo: Ensino Fundamental I
Conheça a história do voto no Brasil

Objetivo:

Identificar as mudanças no perfil de eleitor ao longo do tempo.
Produzir um glossário com vocabulário específico sobre eleição.
Adquirir noções de cidadania e participação política.

1ª Etapa: Levantamento prévio dos conhecimentos do grupoNesta primeira etapa do plano, separe notícias de jornais sobre política e sobre as eleições, na sua cidade, e traga para os alunos. Pergunte para eles para que servem as eleições de prefeito e vereador e pergunte se conhecem alguns candidatos que estão disputando os cargos.

Pergunte se os alunos sabem quem pode votar, a partir de que idade é permitido participar da votação e se o voto é obrigatório ou não. Faça um cartaz com o levantamento das hipóteses dos alunos a respeito das questões colocadas acima e das principais dúvidas que têm. Diga para eles que estudarão e compreenderão melhor alguns aspectos das eleições e que conhecerão a história do voto no Brasil.

Ao final construirão um glossário sobre as eleições, elencando os termos e os principais conceitos a respeito de eleições.

2ª Etapa: Pesquisar sobre a história do voto 
Se a escola disponibilizar o acesso aos alunos à Internet, peça para que leiam e pesquisem o site indicado no link 3 da Câmara dos. Caso a escola não disponibilize o acesso, faça cópias de partes do texto ou do texto integral e leia com o grupo. Neste momento, várias dúvidas elencadas na etapa anterior serão respondidas.

Quando os alunos estiverem lendo e estudando as informações sobre a história do voto no Brasil,  vários termos utilizados precisarão ser esclarecidos para os alunos. Portanto, durante a leitura, é importante que os alunos selecionem  palavras específicas relacionadas a este assunto, que serão organizadas em forma de glossário ao final do trabalho.

3ª Etapa: Construir uma linha do tempo
Divida a sala em pequenos grupos e dê uma data representativa sobre a história das eleições no Brasil para cada grupo. Cada grupo deverá fazer uma representação gráfica (com desenho, colagem ou imagens) para que seja elaborada coletivamente uma linha do tempo.

Faça uma linha do tempo com cartolinas no mural da sala, deixando os espaços e as datas para serem organizadas e marcadas pelos alunos. Forneça o material (papel sulfite ou cartolina) para os alunos elaborarem seus desenhos ou colagens.

No site da Câmara de Deputados, link 4,  há um infográfico  muito interessante que pode servir de base para a construção da linha do tempo com seus alunos. Cada subgrupo deverá apresentar oralmente a data pesquisada para a sala e explicar o que aconteceu.

Nesta etapa, é importante que os alunos compreendam a mudança no perfil do eleitor ao longo do tempo e relacionem com a maior abrangência do voto a questões sociais e econômicas. Na medida  em que um maior número de pessoas tem o direito ao voto, há a possibilidade de um processo político mais democrático.

4ª Etapa:  Conhecer os diferentes tipos de urna: eletrônica e biométrica
Outro aspecto a ser enfatizado é a questão do controle e tecnologia utilizado para votação. Ao longo do tempo, foram detectadas várias formas de fraudes nas eleições e várias medidas foram tomadas para impedi-las.

Leia com os alunos a matéria “O futuro – urnas biométricas”, disponível no material de apoio. Proponha um debate, onde retomem a linha do tempo e discutam sobre a tecnologia utilizada nas eleições e a confiabilidade e eficiência nos resultados apurados.

Caso a escola ofereça a possibilidade de acessar um vídeo na Internet, assista com sua turma a matéria que explica o funcionamento e as vantagens da utilização da urna biométrica. A indicação está no item Para saber mais.

5ª Etapa: Produção de um glossário com os termos sobre eleições
Uma das maneiras de ampliar o vocabulário e aprender novas palavras é produzindo um glossário. As eleições são um tema recorrente, a cada dois anos os alunos acompanham de uma maneira ou outra as disputas eleitorais, e portanto vale a pena investir no conhecimento e apropriação de termos que especificam o assunto.

Durante a leitura do material de pesquisa sobre o tema e da confecção da linha do tempo com a história do voto, os alunos já vão indicando as palavras que fazem parte deste contexto para conseguir montar o glossário.

O glossário deve ser organizado em ordem alfabética e deve conter uma simples descrição da palavra selecionada. O glossário pode também conter expressões, como voto cabresto, voto censitário, fraude eleitoral, entre outros.

Discuta com os alunos e decida como querem construir o glossário. Se ele vai conter ilustrações e desenhos para todas as palavras ou apenas para algumas. Os alunos também podem decidir como será apresentação: se terá para cada letra uma divisória, qual tipo de letra será utilizado (se será escrito com letra cursiva ou se será digitado).

A forma de agrupamento (individual, em pequenos grupos ou em dupla) deve ser indicado pelo professor de acordo com a característica da turma.

Material de Apoio

Os materiais de apoio são vídeos e objetos multimídia que auxiliam o educador a aplicar o Plano de Aula. Este material é disponibilizado gratuitamente e serve como um complemento para as aulas ou um meio de chamar ainda mais a atenção do aluno para o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário