Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada
Admirando a beleza

sábado, 29 de outubro de 2016

Interpretando Resultados do SAEPE 2015





















Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro n 57
Departamento de Ensino

Interpretando Resultados

1.) A proficiência média da escola está crescendo,diminuindo ou se manteve estável ao longo das edições do saepe?_________________________________________________________________________________
2.) Qual a porcentagem de participação em 2015?_____________
3.) Quantos estudantes foram avaliados?_______________________
4.)Quais foram os descritores que apresentaram   menor percentual de acerto,em cada turma?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.) Cite a proficiência  da sua escola em  : 2013_______________2014_____________    2015_____________

6.)De acordo com a distribuição dos estudantes em cada padrão de  desempenho. Qual padrão a maioria dos alunos se identificam :__________________________________________________________________________

7.)Associe as duas colunas, relacionando as atividades pedagógicas mais adequadas aos padrões de desempenho estabelecidos para o SAEPE.
1. Atividades de recuperação.   (       ) Padrão Elementar I.
2. Atividades desafiadoras.       (      ) Padrão Elementar II.
3. Atividades de reforço.           (      ) Padrão Básico .
4. Atividades de aprofundamento. (      ) Padrão Desejável.

8.) Considerando-se que os resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações em larga escala podem ser agrupados em Padrões de Desempenho, afirma-se que esses padrões proporcionam:

I – uma interpretação pedagógica das habilidades desenvolvidas pelos estudantes. 
II – uma análise dos aspectos cognitivos que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes níveis de desempenho.
III – uma aferição do grau de conhecimento do professor, correlacionando suas dificuldades àquelas apresentadas pelos estudantes.
IV – uma identificação das diferenças de aprendizagem entre os estudantes.

9.) Marque as  questões que define a matriz de referência :
A Matriz de Referência é indispensável para as avaliações externas, porque
I – relaciona todas as competências e habilidades que serão avaliadas em cada área do conhecimento e etapa escolar.
II – aborda todos os objetivos de aprendizagem definidos pela rede de ensino e unidade escolar para compor o currículo.
III – apresenta as habilidades por meio de descritores que definem as tarefas a serem solicitadas nos itens dos testes.
IV – estabelece um padrão de qualidade ao definir quais competências e habilidades são fundamentais para cada disciplina e etapa escolar.

Escola Municipal :_________________________________________________________________________________
_________________ano do Ensino Fundamental                    Desempenho da Escola
Proficiência Média, percentual de participação e distribuição  dos estudantes pelos padrões de desempenho 

Distribuição dos Estudantes Em Cada Padrão de Desempenho

Língua  Portuguesa

Padrão com maior % de estudantes
Edição
Proficiência       Média
Padrão de desempenho da escola
Números       de estudantes avaliados
Participação
%
Elementar I
Elementar II
Básico
Desejável

2013









2014









2015












Distribuição dos Estudantes Em Cada Padrão de Desempenho

Matemática

Padrão com maior % de estudantes
Edição
Proficiência       Média
Padrão de desempenho da escola
Números       de estudantes avaliados
Participação
%
Elementar I
Elementar II
Básico
Desejável

2013









2014









2015









Matrizes de Habilidades ANA

MATRIZ  DE REFERÊNCIA   DA AVALIAÇÃO ANA
HABILIDADES DE  LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO DE LEITURA
H1. Ler palavras com estrutura silábica canônica
H2. Ler palavras com estrutura silábica não canônica
H3. Reconhecer a finalidade do texto
H4. Localizar informações explícitas em textos
H5. Compreender os sentidos de palavras em textos
H6. Realizar inferências a partir da leitura de textos verbais
H7. Realizar inferências a partir da leitura de textos que articulem a linguagem verbal e não verbal
H8. Identificar o assunto de um texto
H9. Estabelecer relações entre partes de um texto marcadas por elementos coesivos
                                                                 EIXO DE  ESCRITA
H10. Grafar palavras com correspondências regulares diretas
H11. Grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro.

MATRIZ DE REFERÊNCIA  DA AVALIAÇÃO ANA
HABILIDADES DE MATEMÁTICA
EIXO NUMÉRICO  E ALGÉBRICO
H1. Associar a contagem de coleções  de objetos à representação numérica dos suas respectivas quantidades
H2. Associar a denominação do número à  sua respectiva representação simbólica
H3. Comparar  ou ordenar quantidade  ,contagem para identificar igualdade ou desigualdade numérica
H4. Comparar ou ordenar números naturais
H5. Compor e decompor números
H6. Resolver problemas que demandam as ações de  juntar, separar ,acrescentar  e retirar  quantidades.
H7. Resolver problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades.
H8. Cálculo de adições e subtrações
H9. Resolver problemas  que envolvam  as ideias da multiplicação
H10. Resolver problemas  que envolvam  as ideias da divisão
EIXO DE GEOMETRIA
H 11. Identificar figuras planas
H12. Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais
  EIXO DE GRANDEZAS E MEDIDAS
H13.Comparar e ordenar comprimentos
H14. Identificar e relacionar cédulas e moedas
H 15.Identificar ,comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medidas.
H16. Ler resultados de medições
EIXO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
H17. Identificar informações apresentadas em tabelas
H18.  Identificar informações apresentadas em gráficos


MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

·        D1  Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·        D2  Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
·        D3  Reconhecer palavras como unidades gráficas.

TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA

·        D4 Ler palavras.
·        D5 Ler sentenças.
·        D6 Localizar informação explícita em um texto.
·        D7 Inferir informação em um texto.
·        D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·        D9 Identificar o tema central de um texto.
·        D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
·        D12 Identificar o gênero do texto.
·        D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·        D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
·        D18 Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·        D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.




MATRIZES DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA  - SAEPE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


ESPAÇO E FORMA
D1. Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas
D4.Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e tipos de ângulos .
                                                    GRANDEZAS  E MEDIDAS

D20. Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
D22.Ler horas em relógio de ponteiro ou digital
D23. Num problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo :dia, semana, mês e ano.
                                                      NÚMEROS OPERAÇÕES

D30.Relacionar números a diferentes representações escritas.
D31. Comparar e/ou ordenar números naturais .
D32. Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e principio  do valor posicional
D33.Identificar  a localização  de números reais na reta numérica
D34.Reconhecer a composição  e a decomposição de números reais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial
D35.Calcular o resultado da adição ou subtração de números naturais
D36.Calcular o resultado da multiplicação ou divisão  de Números Naturais
D37.Resolver problema envolvendo Adição  ou subtração  de números naturais .
D38.Resolver problema envolvendo multiplicação ou divisão de números naturais .
                                         TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

D 69  Ler informações e dados apresentados  em tabela

D 70 ler informações e dados apresentados em gráficos particularmente em gráficos de coluna

Matriz de Referência de Matemática - SAEPE
2º ano do Ensino Fundamental
I - Geometria

D01 Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
D02 Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
D03 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados
e tipos de ângulos.
II. Grandezas e Medidas
D04 Comparar ou ordenar comprimento, altura e espessura.
D05 Identificar instrumentos utilizados para medir determinadas grandezas.
D06 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
D07 Ler horas em relógio de ponteiro ou digital.
D08 Num problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medidas de tempo.

III. Números e Operações/Álgebra e Funções
D09 Associar quantidades de objetos à sua representação numérica.
D10 Comparar ou ordenar quantidades pela contagem.
D11 Relacionar números a diferentes representações escritas.
D12 Comparar e/ou ordenar números naturais.
D13 Reconhecer números ordinais ou indicadores de posição.
D14 Calcular o resultado da adição ou subtração de números naturais.
D15 Resolver problema envolvendo adição e/ou subtração de números naturais.
D16 Resolver problema envolvendo multiplicação ou divisão de números naturais.

IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória
D17 Ler informações e dados apresentados em tabela.
D18 Ler informações e dados apresentados em gráficos.