sexta-feira, 28 de abril de 2017

EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL NA EJA.

EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL NA EJA.

Postado por Lourdes Lavarezi



Um dos maiores desafios dos professores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos (EJA) é capacitar o aprendiz para lidar com práticas sociais que fazem uso da leitura e da escrita. Quando chegam à escola, alguns alunos atendidos por essa modalidade educacional são considerados analfabetos, mas não iletrados, pois, de uma maneira ou de outra, eles sempre têm algum contato com práticas de leitura e escrita ao longo da vida, mesmo que não saibam decodificar o código linguístico que constitui os gêneros textuais com os quais lidam no cotidiano.

No Brasil, embora ainda seja considerada marginalizada, a EJA tem um importante papel social: possibilitar o acesso ou o retorno aos estudos àqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade própria. Nesses cursos, todas as disciplinas são importantes, no entanto, a Língua Portuguesa sem dúvida é um dos tópicos que merecem destaque, uma vez que, é por meio da linguagem, da leitura e da escrita, que se estabelece a ligação entre o aluno e o conteúdo ministrado em todas as áreas do conhecimento e, em especial, que se configuram as práticas de letramento.

Em virtude disso, os gêneros textuais constituem-se uma importante via de acesso ao letramento e como o referido material é extenso, limitamos nosso estudo em torno dos gêneros bilhete e panfletos, muito próximos do cotidiano dos alunos atendido, e do blog, também muito explorado com o advento do uso das novas tecnologias.

O presente trabalho tem por finalidade ofertar aos educadores da EJA – Educação de Jovens e Adultos - segmento I, sugestões de atividades que abordam o gênero do discurso interpessoal. Este gênero utiliza como suporte metodológico cadernos, diários, blogs, telegramas e outros, e não há necessariamente o interesse em comunicação externa.

Como objetivo, visa circular expressão pessoal e comunicação entre as pessoas, e suas características abordam o emissor/destinatário e são datadas e altamente presos aos acontecimentos.
JUSTIFICATIVA

Os gêneros textuais estão mais presentes em nossas práticas diárias do que imaginamos. Interagimos constantemente com os outros, ora por necessidade, ora por comunicação oral ou escrita. Por meio de bilhetes, panfletos e outros informativos, transmitimos certa mensagem ou até nos informamos sobre a mesma.

Dessa forma, torna-se considerável conhecer as variações dos discursos existentes em sociedade, buscando conhecer ou ampliar o conhecimento, e neste trabalho especificamente, gênero interpessoal.



OBJETIVO GERAL

Pensar a respeito das metodologias utilizadas para o ensino deste conteúdo na EJA.


OBJETIVO ESPECÍFICO

- Sugerir opções de atividades para o trabalho do gênero interpessoal de acordo com o nível de desenvolvimento.
- Ampliar o conhecimento a respeito do gênero textual abordado.

METODOLOGIA

Como suporte metodológico, o laboratório de informática, modelos de bilhetes e panfletos que forneçam a comunicação de forma breve e objetiva.

ATIVIDADE I E II

SEQUÊNCIA DIDÁTICA  

EJA – SEGMENTO I

Tempo de duração: 3 aulas

Conteúdo: Gênero textual interpessoal – bilhete e blog

Objetivos Específicos

·         Instigar o uso das novas tecnologias;
·         Confeccionar bilhetes;
·         Expressar com mais fluência, tanto oral quanto escrita;
·         Ampliar o letramento;
·         Ampliar a interação entre os alunos.

Recursos didáticos

·         Caderno, lápis, borracha;
·         Laboratório de informática;
·         Data show.


Desenvolvimento

1ª aula
- Apresentar à turma o que é um bilhete, explicando a sua finalidade, como é confeccionado, etc.
- Fazer um sorteio entre os alunos para, desta forma, organizar a sala em duplas.
- Orientar para que eles confeccionem um bilhete para o colega, o qual foi sorteado.
2ª aula

- Em uma roda de conversa, iniciar a aula com a troca dos bilhetes.
- Explorar, com os alunos, as mensagens de cada bilhete, analisando a informação contida em cada um.
- Interrogar sobre as possíveis dificuldades encontradas tanto na elaboração, quanto no entendimento das informações.
- Verificar a eficácia de seu uso como ferramenta de comunicação.


3ª aula

- Levar os alunos ao laboratório de informática, informando a eles, que nesta aula, eles utilizarão um meio eletrônico para confeccionar bilhetes, como os da aula anterior.
- Projetar, com o data show, os passos de como se usa um blog, na medida em que os alunos se posicionem, cada um em um computador, desenvolvendo a tarefa sob os comandos do professor.



AVALIAÇÃO

Avaliar o envolvimento e participação dos alunos durante todo o processo.











ATIVIDADE III


Panfleto Informativo

Modelo:

Prezado cliente:
A loja Moreira Móveis de Venda Nove do Imigrante está em liquidação. Durante o período que vai do dia 26/11/2011 à 24/11/2011 os eletrodomésticos estão com 20%, 30%, 40% e 50% de desconto.
Não percam esta oportunidade!

                  Venda Nova do Imigrante, 25 de novembro de 2011.

1)quem é o destinatário?

2)Quem é o remetente?

3)Qual a mensagem que o panfleto transmite?

Orientações ao professor:
A seguinte atividade é uma proposta didática que tem como intuito introduzir o gênero textual interpessoal na EJA.  Este gênero tem como características textos curtos, centrados no emissor e destinatários. São focados em acontecimentos. A professora trabalhará o panfleto oralmente, e depois as palavras do texto, com intuito de alfabetizar letrando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário