Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 23 de abril de 2017

Sugestões de Textos Musicais I e II FASE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE EJA
    TRABALHANDO COM MÚSICA NA EJA
A música faz parte de vários momentos importantes da vida das pessoas: lembra um caso de amor, evoca ummomento de tristeza ou outros felizes,embala o sono e os sonhos, anima, faz chorar, emociona, dá luz às dificuldades,movimenta o corpo, faz dançar, rir, mobiliza, eterniza um momento, ajuda a compreender uma determinada situação, lembra alguém, inspira, mexe com o coração, reequilibra, suaviza, dá saudade. Como seria a vida sem música? A música faz parte da vida da maioria das pessoas. Como não inserir na escola essa forma de arte tão ligada ao cotidiano? Mergulhar na música enquanto “linguagem de expressão e comunicação” significa aumentar o vínculo que as pessoas já têm com ela.Entre jovens e adultos, alguns já sabem cantar uma série de canções,conhecem e sabem reproduzir ritmos,nacionais ou internacionais, sabem dançar. Outros são capazes de tocar um ou outro instrumento musical. Enfim, existe um conhecimento a partir do qual é possível e necessário trabalhar música na educação de jovens e adultos.
No cotidiano, o aluno tem contato com a arte musical como produto. E são grandes suas surpresas quando entra em contato com o processo de criação e ele desvela os mistérios da estrutura musical e seus elementos básicos(melodia, ritmo e harmonia). Isso quer dizer que é possível ampliar, organizar o conhecimento existente, articulá-lo com conhecimentos de outras linguagens da Arte e também de outras áreas.A musicalidade do aluno sempre está presente, e precisa ser aproveitada:para isso, se destaca o trabalho do professor no desenvolvimento da linguagem musical do jovem e do adulto que chegam à escola, muitas vezes manifestando timidez e vergonha para se expor ao cantar diante dos outros. Entretanto, a musicalidade dele está lá, e é somente a partir dela que é possível realizar um trabalho de educação musical autêntico, consistente e sintonizado com suas características pessoais. O professor pode lidar com essas dificuldades e ampliar o repertório musical do aluno, que quase sempre é restrito, aumentando as possibilidades de absorção da arte musical como um todo, se souber equilibrar os três eixos de aprendizagem: fazer artístico, apreciação e contexto histórico.
OBJETIVOS DO TRABALHO COM MÚSICA
• Alcançar o desenvolvimento musical, entendendo e praticando os elementos da linguagem musical – ritmo, melodia e harmonia – como meios de expressão e comunicação.
• Desenvolver a percepção auditiva, a imaginação e a memória musical.
• Fazer uso de formas de registro sonoro, convencionais ou não, na grafia e leitura de produções musicais próprias ou de outros.
• Utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical.
• Interpretar e apreciar músicas de variados gêneros e estilos construídos pela humanidade no decorrer de sua história, nos diferentes espaços geográficos.
• Pesquisar, explorar e praticar (improvisando, compondo e interpretando) sons de diversas naturezas e procedências.
• Conhecer, apreciar e valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, as veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e região.
• Discutir e refletir sobre as preferências musicais e influências do contexto sociocultural.
• Desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente sonoro.
• Adquirir conhecimentos sobre profissões e profissionais da área musical.


Fonte :
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros em Ação. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental,vol. 2, pp. 137-141. Brasília, SEF, 1999.
MORAES, J.J. Música da modernidade: origens da música de nosso tempo.
                 A MÚSICA EM SALA DE AULA: SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Trabalhar músicas em sala de aula é um ótimo exercício para trabalhar a compreensão textual, a interpretação, a sensibilidade artística e rever determinados conteúdos gramaticais. Eu elaborei uma atividade com a música CIDADÃO, cantando pelo Zé Ramalho. Vejam como ficou:

EXÉRCÍCIOS com MÚSICA sobre CIDADANIA e CIDADE
1-     Porque o personagem da música "Cidadão" não pode entrar nos lugares que ele ajudou a construir?
2-      O personagem da música "Cidadão" é um migrante porque veio do Norte. Porque ele saiu de sua terra?
3-     Porque o personagem da música "Cidadão" só pode entrar na igreja?
4-     O que é cidadania?
5-     O que deve ser feito para que as pessoas sejam "cidadão de fato"?

CIDADÃO - LÚCIO BARBOSA

Tá vendo aquele edifício moço? /Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição/Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar/Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto/Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado /Ou tá querendo roubar?

Meu domingo tá perdido /Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber /E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio /Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço? /Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento /Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar /Minha filha inocente /Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular /Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão /Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte /Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer /Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?/Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo /Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também /Lá sim valeu a pena

Tem quermesse, tem novena /E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse /Rapaz deixe de tolice /Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a terra /Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar /Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas /Eu também não posso entrar

6-     Quais os versos que expressam o problema urbano da insegurança pública e desconfiança nas pessoas?
7-     Em que momento o nortista sente mais dor?
8-     Por que o cidadão diz que a criança não pode estudar na escola?
9-     Qual a profissão do nortista antes de ser pedreiro? Que verso revela isso?
10- Cristo consola o nortista, mas faz uma crítica aos homens. De que se trata?
11- O que poderia significar a expressão “ Hoje o homem criou asas”?
12- O nortista chama seus opressores de cidadãos. Isso significa que ele não sabe os nomes desses indivíduos, mas cidadãos também pode significar uma crítica presente nessa letra. Que crítica ou críticas são essas?

13- O eu-lírico usa a linguagem das massas, do povo. Transcreva um verso que comprove essa fala.


14- A música retrata o drama do imigrante nortista/nordestino.Quais os problemas que trabalhador braçal encontra na cidade grande?

15- Como se classifica o temo “moço”:


a)      Sujeito   b) aposto    c) vocativo

16- Transcreva do texto:
a)      Os pronomes:          b)      Os advérbios:











Assum Preto(  Luíz Gonzaga  )

Tudo em vorta é só beleza
Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)

Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mió (bis)

Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá (bis)

Assum Preto, o meu cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos  óios meus
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus




                 INTERPRETAÇÃO

A música "Assum preto" fala sobre a época de chuva, quando as árvores estão com flores e o Nordeste se alegra com o canto dos pássaros. Mas tem um em especial que canta de dor, esse é o Assum Preto que teve seus olhos furados para voltar a cantar. Parou de cantar quando ficou sem seu amor, de tristeza se encheu, não quis mais cantar, e "Tarvez por ignorança  Ou mardade das pió" cometeram tal ato cruel.  O Assum não pode mais voar, preferiria viver "na gaiola" com sua visão do que livre sem ela.  Essa música, fala também, da lamentação por um amor que foi roubado, ela era a luz dos seus olhos, ele ficou como o Assum cego pelo amor perdido e cantam juntos de tristeza.
1º) Vamos reescrever o texto utilizando a linguagem formal
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º ) Tire do texto 5 palavras que tem duas sílabas
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º)Assum Preto se refere a ?
(       )  pássaro (      )   arara (     )  animal feroz
4º) Escreva palavras que se iniciam com as letras pedidas abaixo :
A ___________________________________
R_____________________________________
V_____________________________________
5º Quem é o autorda música ?
______________________________________
6º )  Luiz Gonzaga era considerado o rei de que ?__________________________________


Leia a letra da música Último Pau de Arara, de Luiz Gonzaga, para responder às questões 1, 2 e 3.



A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de porção
Tomara que chova logo
Tomara, meu Deus, tomara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chocoalho
Pendurado no pescoço
Eu vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara



           Agora, responda às perguntas a seguir:



A letra da música retrata a situação de uma pessoa que mora em uma das regiões do Brasil.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________________________________________________________________________

A região destacada na letra da música é o Nordeste brasileiro.

a) Em qual das sub-regiões é a vida é difícil em virtude do problema destacado na letra da música de Luiz Gonzaga.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------



De acordo com a letra da música, qual é o motivo para que a vida seja ruim em Cariri?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






Pau de Arara

Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)

Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão
____________________
Autor: Luiz Gonzaga

Baião: é um ritmo de dança popular da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", de cujo nome é corruptela.
Bodocó:é um município brasileiro do estado de Pernambuco.
Gonguê: instrumento formado por uma campânula de ferro e um cabo que serve de apoio. Tem o formato aproximado de um sino de ponta a cabeça ou um agogô de uma só boca. As frases rítmicas do gonguê são geralmente formadas por contratempos e sincopas com grande liberdade de improviso.
Matolão: tipo de bolsa de couro, em que os sertanejos conduzem roupa e utensílios de viagem.
Maracatu: é um ritmo musical, conhecido como Baque virado. É caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra.
Pau de arara: é o nome dado a um meio de transporte irregular, e ainda utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais. usa-se também para vender frutas.
Triângulo: é um instrumento musical idiofone de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileira, como o forró.
Xote: (também escrito xótis, chóte ou chótis) é um ritmo musical binário ou quaternário e uma dança de salão de origem centroeuropeu. É um ritmo/dança muito executado no forró.

Zabumba: Tambor de pranchas de madeira, no formato de caixas cilíndricas, de médias e grandes dimensões e sonoridade grave, sendo tocado por varetas, macetas ou baquetas, muito usado para marcar o ritmo em determinados gêneros musicais. O som é característico dos ritmos principais baião, xaxado e xote.



Último Pau de  Arara    (Fagner )

A vida aqui só é ruim
Quando não chove no chão
Mas se chover dá de tudo
Fartura tem de montão
Tomara que chova logo
Tomara meu Deus, tomara.
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara

Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chacoalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui
Que Deus do céu me ajude
Quem sai da terra natal
Em outro canto não pára
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara
Só deixo o meu Cariri
No último pau-de-arara

Enquanto a minha vaquinha
Tiver o couro e o osso
E puder com o chacoalho
Pendurado no pescoço
Vou ficando por aqui



ATIVIDADE QUE O GRUPO IRÁ APLICAR.


RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM A LETRA DA MÚSICA.

1-  O QUE SIGNIFICA PARA VOCÊ PAU DE ARARA?
_____________________________________________________________________________________________

2-      A PALAVRA CARIRI RETRATA.

(       )  A CIDADE QUE ELE MORA.  (       ) A CIDADE QUE VAI MORAR.


3-      QUANDO O AUTOR  FALA QUE SUA VAQUINHA TÁ SÓ O CORO E O OSSO E PUDER COM O CHOCOALHO NO PESCOÇO, ELE SE REFERE A:

(       )   A SECA      (       )  A ESTAÇÃO DE CHUVA.


4-      ESTA FRASE DEFINE O CONCEITO DE:” QUE DEUS DO CÉU ME AJUDE, QUEM SAI DA TERRA NATAL, EM OUTRO CANTO NÃO PARÁ”

(        )  IMIGRANTES     (        )  MIGRANTES

5- ESSA MÚSICA RETRATA A QUESTÃO DA REGIÃO:

  (         )    NORTE     (         ) NORDESTE

















Atividade Música Asa Branca


                             Asa Branca
                                                       
               Quando olhei a terra ardendo
               como fogueira de São João.
               Eu perguntei, a Deus do céu,
               por quê tamanha judiação!

               Que braseiro, que fornalha,
               nem um pé de plantação.
               Por falta d´água,
perdi meu gado
               morreu de sede meu alazão.

              Até mesmo Asa branca
              bateu asas de sertão.
              Então eu disse, adeus Rosinha
              guarda contigo meu coração.

              Hoje longe muitas léguas
              numa triste solidão.
              Espero a chuva cair de novo
              pra mim vortá pro meu sertão.

              Quando o verde dos teus olhos 
              Se espalhar
naprantação.
              Eu te asseguro,
num chore não, viu?
              Que eu voltarei, viu,
meu coração





O Retorno da Asa Branca

Já faz três noites que pro norte relampeia
A asa branca ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas e voltou pro meu sertão
Ai, ai, ai, eu vou-me embora, vou cuidar da plantação Já bateu asas e voltou pro meu sertão Ai, ai, ai, eu vou-me embora, vou cuidar da plantação

A seca fez eu desertar a minha terra
Mas felizmente Deus agora se “alembrou”
De mandar chuva pra esse sertão sofredor Sertão das “muié séria”
dos “hometrabaiadô”
De mandar chuva pra esse sertão sofredor
Sertão das “muié séria”
dos“hometrabaiadô”

Rios correndo as cachoeiras tão zoando
Terra molhada mato verde que riqueza
E a asa branca tarde canta que beleza
Ai, ai, ai, o povo alegre mais alegre a natureza E a asa branca tarde canta que beleza Ai, ai, ai,
o povo alegre mais alegre a natureza

Revendo a chuva
me “arrecordo” de Rosinha
A linda flor do meu sertão pernambucano E se a safra não atrapalhar meus planos
Que é que há seu vigário
Vou casar no fim do ano











Com base nos textos I e II é correto afirmar que:
a- Ambos tratam da seca como algo  sem importância      
b- Apresentam conceitos opostos em relação a seca
c- Ambos associam a seca  como  privilégios e superficialidade
d- Focalizam dois temas distintos um do outro
e- No texto I trata sobre a seca  que assola o nordestina e no texto II trata do retorno do retirante e de sua nova vida no Nordeste
Que tipo de linguagem o autor utiliza ? 
Vamos conversar  sobre o texto

a)            Como Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira descreveram a natureza nordestina?
b)  De que forma o clima nordestino influenciou o comportamento do narrador e de   Rosinha?
2-      O que diz o texto? 
a)      Por que o compositor comparou a terra a uma grande fogueira de São João?
b)      O que a falta d’água provocou no sertão?
c)       Pelo que você entendeu do texto, o que é asa branca?
3-      Agora é com você! 
a)      Na sua opinião, o que o compositor pretende ao falar da realidade de sua região em uma música?
b)    Que tipo de música você mais gosta de ouvir? Explique por que você prefere esse tipo de música.
Analisando a canção asa branca

Qual o tema da música? Qual a promessa que o homem faz a sua amada?
Qual o significado de asa branca?No texto o compositor faz um lamento ao criador, descreva-o.
Que tipo de êxodo rural ocorre no nordeste devido à seca?
O que significa êxodo rural?Qual o motivo do êxodo rural no nordeste?
Qual a conseqüência para as grandes cidades  do êxodo rural?
Qual o papel da mulher na musica asa branca?O que é patriotismo?
Retire da canção a passagem que estabelece esta relação?
Descreva o conceito de seca?
Em sua opinião o homem contribui no processo da seca?
Retire do texto uma comparação?
Escreva  algumas soluções para o problema da seca no nordeste.
O problema da seca tem influência política. Justifique sua resposta
Que tipo de linguagem o autor utiliza?



Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheWzqrrhYfZwcFXaL0ppXsKRZz4uaI3sXDZLe2pfq_kbPXNaOTcPCZ207rDwazSyBy1HzoUviZYXpH5TBql0BcZkzuw8fewjrVPqMnCkbYD9qtY-5aLNau6NWWQkl8UOIYIjd6RLqoAYCs/s320/luiz+gonzaga.pngAsa BrancaLuiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Quando oiei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)
Que brasero, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão (2x)
inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vortá pro meu sertão(2x)
Quando o verde dos seus oios
Se espaiá na prantação
Eu te asseguro
Não chores não, viu?
Que eu vortarei, viu meu coração. (2x)

1- Responda: 

I – O que a falta d’água provocou no sertão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Como os autores descreveram a natureza nordestina?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Observe estas palavras da linguagem popular nordestina e as escreva na linguagem formal: 
oiei:
entonce:
brasero:
fornaia:
prantação:
vortá:
inté:
oios:
espaiá:
vortarei:

4- Assinale com um (X) a alternativa correta: 
I- Os autores comparam a terra a uma grande fogueira de São João por que:
a) ( ) A terra (o solo) está pegando fogo
b) ( ) As fontes de água secaram, o sol está muito quente e a plantação morreu.
c) ( ) Tem água para todos
II- Nos versos: “inté mesmo a asa branca, Bateu asas do sertão,” asa branca é:
a) (           ) o rapaz        b) ( ) uma ave              c) ( ) uma moça
III- Nos versos: “Eu perguntei a Deus do céu, ai, Por que tamanha judiação”, os autores se referem a:
a) ( ) a falta de atenção dos políticos brasileiros ao povo daquela região
b) ( ) a vontade de judiar do nordestinos c) ( ) a falta de amor dos nordestinos
5- Análise gramatical:
I- A letra da música “Asa Branca” tem:
a)( ) 6 estrofes b)( ) 4 estrofes c)( ) 5 estrofes 
6- Copie do texto:
a) Estrofe que você mais gostou
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
     Atividade sequenciada EJA - Asa Branca




 1.   RECORTE E ORDENE AS FRASES DA MÚSICA NO CADERNO

POR QUE TAMANHA JUDIAÇÃO
QUAL A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO
EU PERGUNTEI A DEUS DO CÉU, AI
QUANDO OLHEI A TERRA ARDENDO

    2.  Complete as frases  de acordo com a música:
QUANDO O ________________
DOS TEUS OLHOS
SE ESPALHAR NA ___________________
EU TE ASSEGURO NÃO ____________ NÃO, VIU QUE EU ____________________, VIU
MEU __________________.

    3.  FORME FRASES COM AS PALAVRAS:
ALAZÃO-_______________________
CORAÇÃO- ____________________

4.  ORGANIZE AS PALAVRAS NA ORDEM ALFABÉTICA:
·         GADO
·         MORREU
·         BRANCA 
·         ASA
·         VERDE
·         JUDIAÇÃO
·         DEUS
·         CÉU




COMPREENSÃO DE TEXTO


1)       QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?


2)       QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL  DO TEXTO?

______________________________________________________________________________________
3)       QUEM  É O  AUTOR  DO TEXTO?

______________________________________________________________________________________
4)       QUANTOS VERSOS  TEM A MÚSICA?

______________________________________________________________________________________

5)       DE QUANTAS ESTROFES É FORMADO O TEXTO ACIMA?



6)       QUAIS SÃO OS SENTIMENTOS EXPRESSOS NA MÚSICA?
______________________________________________________________________________________

7)       O CONTEXTO DA MÚSICA ASA BRANCA É O QUE OCORRE DURANTE A SECA NO NORDESTE. SEGUNDO O TEXTO, QUAL É A OPÇÃO FEITA POR ALGUMAS PESSOAS DURANTE ESSE PERÍODO?
______________________________________________________________________________________

8)       O TEXTO MOSTRA A REALIDADE DE ALGUNS LOCAIS DO SERTÃO. DE ACORDO COM A MÚSICA AS PESSOAS GOSTAM DE MORAR NO NORDESTE? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
___________________________________________
______________________________________________________________________________________

9)       SE VOCÊ MORASSE NESTA SITUAÇÃO, O QUE FARIA PARA MELHORAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA?
______________________________________________________________________________________
___________________________________________

10)    FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO QUE MOSTRE O CENÁRIO RETRATADO NA CANÇÃO.








Trabalhando Texto Musical
Bom XibomXibom Bom Bom  (As meninas)

Bom XibomXibom Bom BomBomXibomXibom Bom Bom
BomXibomXibom Bom BomBomXibomXibom Bom Bom

Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária. ( bis )
Onde o rico cada vez fica mais rico,
E pobre cada vez fica mais pobre,
E o motivo todo mundo já conhece,
É que o de cima sobe e o debaixo desce. (bis)
                    Refrão
Mas eu só quero educar meus filhos,
Tornar um cidadão com muita dignidade.
Eu quero viver bem, quero me alimentar
Com grana que eu ganho Não dá nem pra melar.
E o motivo todo mundo já conhece,
É que o de cima sobe e o debaixo desce. (bis)
                       Refrão
01.  Esta música se refere a um seríssimo problema brasileiro. Que problema é esse?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) cadeia  :______________________________________________________________________          

b) hereditária ____________________________________________________________________________
c) precária  ______________________________________________________________________________
d) cidadão  ______________________________________________________________________________
e)dignidade___________________________________________________________________________

03. De acordo com o significado das palavras que você encontrou, responda:

a)Explique a qual cadeia hereditária a música se refere.________________________________
b)Por que vivemos numa situação precária?__________________________________
c)Qual motivo que todo mundo já conhece em que o rico sobe e o pobre desce?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a)      Você acha que o povo brasileiro é um verdadeiro cidadão? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Conquistando o Impossível
Jamily

Acredite, é hora de vencer
Essa força vem De dentro de você
Você pode Até tocar o céu se crer

Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito Pra super-heróiNossos sonhos A gente é quem constrói

É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu vôo
Campeão, vencedor
Essa fé que te torna imbatível
Te mostra o teu valor

Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito
Pra super-herói
Nossos sonhos
A gente é quem constrói

É vencendo os limites
Escalando as fortalezas
Conquistando o impossível
Pela fé

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu vôo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor

Tantos recordes
Você pode quebrar
As barreiras Você pode ultrapassar
E vencer

Campeão, vencedor
Deus dá asas, faz teu vôo
Campeão, vencedor
Essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor












Faz Um Milagre Em Mim


Como zaqueu eu quero subir
O mais alto que eu puder
Só pra Te ver, olhar para Ti
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de ti o pai
Sou pequeno demais
Me dá a tua paz
Largo tudo pra Te seguir
Entra na minha casa, entra na minha vidaMexe com minha estrutura, sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim






Sou Um Milagre(Voz da Verdade)

Nunca houve noite que pudesse impedir
O nascer do sol e a esperança
E não há problema que possa impedir
As mãos de Jesus pra me ajudar
Haverá um milagre dentro de mim
Vem descendo um rio pra me dar a vida
Este rio que emana lá da cruz, do lado de Jesus
Aquilo que parecia impossível
Aquilo que parecia não ter saída
Aquilo que parecia ser minha morte
Mas Jesus mudou minha sorte
Sou um milagre e estou aqui

Usa-me, sou o teu milagre
Usa-me, eu quero te servir
Usa-me, sou a tua imagem
Usa-me, ó filho de Davi








Ressuscita-me Aline Barros

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer Aquilo que só o
Teu nome tem todo poder Eu preciso tanto de um milagre

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados
Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o
Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre


Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o Filho de Deus
Que me ergue pra vencer


Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me























Oração de São FranciscoFagner

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive
Para a vida eterna

Oração Pela Família
Padre Zezinho

Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor!

Abençoa, Senhor, as famílias!
Amém! Abençoa, Senhor, a minha também ,
Abençoa, Senhor, as famílias!
Amém! Abençoa, Senhor, a minha também

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão!

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois

Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor








É Preciso Saber Viver

Composição: Erasmo CarlosRoberto Carlos
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou viver na solidão
É preciso ter cuidado
Prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver...
Toda pedra no caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver!...
Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mau existem
Você pode escolher
É preciso saber viver...
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
É preciso saber viver!
Saber viver! Saber viver!...(2x)

Atividades inerentes à música:

1.Que cuidados são necessários para não sofrermos com as desilusões da vida?________________________________________________________________________________
2.Quais são as pedras que existem em nossos caminhos?
____________________________________________________________________________________
3.As escolhas são livres. Como podemos escolher o melhor?
____________________________________________________________________________________
4.Quais as figuras de linguagem utilizadas na segunda estrofe?
____________________________________________________________________________________
5.Faça uma reflexão sobre a frase: "É preciso saber viver."
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


PLANETA ÁGUA(Guilherme Arantes)
Água que nasce na fonte /serena do mundo e que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão.
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população.
Águas que saem das pedras no véu das cascatas
ronco de trovão e depois dormem tranqüilas
no leito dos lagos (bis)
Águas dos igarapés onde Yara mãe d’água
e misteriosa canção Água que o sol evapora
pro céu vai embora virar nuvens de algodão
gotas de água da chuva alegre arco-íris sobre a plantação
gotas de água da chuva tão triste são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos
são as mesmas águas que encharcam o chão,
e sempre voltam humildes profundo da terra (bis)
Terra, planeta água Terra, planeta água.

Com orientação da professora de Português, responda:
01. Explique o você entendeu da segunda estrofe da música.
02. Explique o que autor quer dizer, quando colocou: Terra, planeta água.
03. Dê o significado das palavras:
a)Igarapé                        b)grotão           c)cascatas
04. Crie um texto sobre as conseqüências da falta de água (seca), na vida das pessoas e para o meio ambiente.
05. Você já pensou que a mesma chuva pode ser boa para algumas pessoas e ruins para outras? A chuva pode destruir casas, vidas por causa da inundação (enchentes) e, ao mesmo tempo, beneficiar as plantações que estavam precisando de água. Escolha e cole reportagens de jornais ou revista sobre:
a) Benefícios da chuva;
b) Malefícios da chuva;
Com orientação da professora de Geografia, responda:
06. Da água existente na Terra, 99% não estão disponíveis para uso humano. Qual o órgão responsável pelo saneamento em sua cidade?
07. Pesquise como é tratada a água que você utiliza em sua casa.
08. Você sabe para onde vão os esgotos de sua cidade? Pesquise e explique como ele é tratado e qual a importância desse tratamento para o ser humano.Com orientação do professor de ciências, responda:
09. A água dos rios poluídos não deve ser usada porque pode causar vários problemas para as pessoas, principalmente doenças. Você conhece algum rio poluído? Você sabe como aconteceu a poluição desse rio? Pesquise.
10. Qual é a importância da água na vida das pessoas? Para que ela serve?




Texto para interpretação – Música




TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz



Após ler atentamente o texto, responda às questões:

1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. (   ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. (   ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. (   ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. (   ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. (   ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. (   ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. (   ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. (   ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. (   ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. (   ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. (   ) da boiada                  b. (   ) do boiadeiro  c. (   ) do sabor das frutas  d. (   ) dos dias vividos
e. (   ) do dom da felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. (   ) orgulhoso  b. (   ) sem cultura c. (   ) experiente  d. (   ) humilde
e. (   ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.












Análise da Música: Boiadeiro
Letra:

Vai boiadeiro que a noite já vem
Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem
De manhãzinha quando eu sigo pela estrada
Minha boiada pra invernada eu vou levar
São dez cabeça é muito poco é quase nada mas não tem outras mais bonitas no lugar
Vai boiadeiro que o dia já vem
Leva o teu gado e vai pensando no teu bem
De tardezinha quando eu venho pela estrada
A fiarada ta todinha a me esperar
São dez filhinho é muito poco é quase nada mas não tem outros mais bonitos no lugar
Vai boiadeiro que a tarde já vem
Leva o teu gado e vai pensando no teu bem
E quando eu chego na cancela da morada
Minha rosinha vem correndo me abraçar
É pequenina é miudinha é quase nada mas não tem outra mais bonita no lugar
Vai boiadeiro que a noite já vem
Guarda o teu gado e vai pra junto do teu bem


Análise:

    O Rei do Baião busca retratar o dia-a-dia de um nordestino, relata a vida de uma das figuras que simbolizam o homem nordestino, o vaqueiro.
    Na música ele é denominado de boiadeiro, pois é assim que são nomeados os "condutores" de rebanho na região Sudeste. Trata-se portanto de uma variação regional.
    O boiadeiro da música, tem uma pequena criação de gado, apenas dez cabeças, mas que da sustento a sua família, onde todos os dias sai de manhãzinha com o gado e que ao final do dia volta para casa na ânsia de ficar perto da sua família.
    O interessante na música é o nome da mulher do boiadeiro, Rosinha, que é típico na região rural, e em quase todas as músicas de Luiz Gonzaga, ele utiliza desse nome.

Autor: Matheus Rodrigues








Tremdas onze (  Adoniran Barbosa     )
Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito,amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã/Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas /Só amanhã de manhã

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito,amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã /Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas/Só amanhã de manhã

Além disso mulher tem outra coisa
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar
Sou filho único, tenho minha casa pra olhar
Não posso ficar, não posso ficar...

Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito,amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã /Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas/Só amanhã de manhã

De olho no texto
1) Por quais razões o homem não podia mais ficar em companhia da mulher?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Onde mora o homem? Que meio de transporte ele utiliza?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Quantos irmãos ele tem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Em sua opinião a mulher ficou alegre ou triste com o fato de o homem ter de ir embora?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Na letra da música, as onze horas se referem ao período da manhã ou da noite?
_____________________________________________________________________________________________
6) De que outro modo se poderia escrever 11 horas da noite?
ERA UMA VEZ
Interpretada por Sandy, Júnior e toquinho

Era uma vez Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate E cheiro de terra molhada
Era uma vez A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando para outra quem dava mais felicidade

Pra gente ser feliz Tem que cultivar as nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar na própria fantasia
Na nossa liberdade

Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver Quem já foi criança um dia.

Compreendendo o texto

1) Onde era o lugarzinho da música?
_________________________________________________________________________
2) Que sabor e que cheiro tinha o lugarzinho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que a riqueza e a simplicidade mostravam uma para a outra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Segundo o texto, o que a gente tem que fazer para ser feliz?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)  Você conhece um lugarzinho como descrito na música?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________6) O que você acha que a gente precisa fazer para ser feliz?
_________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


A vida de viajante
Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

Minha vida é andar /Por esse país
Pra ver se um dia/Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.

Chuva e sol /Poeira e carvão
Longe de casa/Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a alegria no coração.

Mar e terra /Inverno e verão
Mostra o sorriso/Mostra a alegria
Mas eu mesmo não/E a saudade no coração.

Conhecendo o texto
1) Quantas estrofes possui a poesia?
__________________________________________________________________________________
2) Quantos versos possui cada estrofe?
__________________________________________________________________________________
3) Destaque as rimas de cada estrofe.
1ª estrofe:  _________________________________________________________________________
2ª estrofe:  _________________________________________________________________________
3ª estrofe:  _________________________________________________________________________
4)  O  poema retrata a saudade do poeta. Copie, da primeira estrofe, os versos em que isso pode ser comprovado.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Essa vida que o poeta leva é um costume ou ele está viajando a passeio?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6) Assinale o verso que melhor comprova a sua resposta anterior.


(    )  Minha vida é andar / Por esse país.
(    )  Sigo o roteiro /  Mais uma estação.
(    ) Chuva e sol/ Poeira e carvão.
(    ) Guardando as recordações / Das terras onde passei









Eu Te Amo Meu Brasil
Os Incríveis
Composição: dom
Escola...
Marche...
As praias do Brasil ensolaradas
Lá lálálá...
O chão onde país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor
O Céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país, mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil
As tardes do Brasil são mais douradas
Mulatas brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou

Eu vou ficar aqui, porque existe amor
No carnaval, os gringos querem vê-las
Num colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor

Adoro meu Brasil de madrugada, lá, lá, lá, lá.
Nas horas que eu estou com meu amor,lá,lá,lá,lá.
A mão de Deus abençoou.
A minha amada vai comigo aonde eu for.
As noites do Brasil tem mais beleza, lá, lá, lá, lá.
A hora chora de tristeza e dor, lá, lá, lá, lá.

Porque a natureza sopra e ela vai-se embora enquanto eu planto amor.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo meu Brasil, eu te amo.
Ninguém segura a juventude do Brasil. 2 x






Nenhum comentário:

Postar um comentário