segunda-feira, 31 de julho de 2017

Temática de agosto na EJA : A riqueza das ervas medicinais


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Modalidade : Educação de Jovens e Adultos



Coordenadora:
Valdinere Alves dos Santos

Cortês,2017
                      
                        A Riqueza das Ervas Medicinais
JUSTIFICATIVA :

Historicamente, as plantas medicinais estão presentes desde os primeiros registros sobre a medicina tradicional. No Brasil a diversidade genética vegetal da flora é muito rica uma das maiores do planeta, a utilização de plantas medicinais é uma prática comum, resultado das influências indígenas, africanas e europeias, ou seja, heranças culturais passadas de geração em geração. Nesta percepção é muito importante que os alunos cheguem a conhecer essa cultura mais detalhadamente uma vez que é por meio da educação que corre a integração do conhecimento.Nessa perspectiva buscamos compreender a estima das plantas medicinais na vida das pessoas, resgatando cultura e valores, procurando conciliar o saber científico dos saberes tradicionais utilizando práticas  socioambientais. Abranger conhecimento histórico do uso das plantas pela própria necessidade humana como recursos terapêuticos, manipulação de medicamentos em geral e como são utilizadas na formulação de cosméticos como, xampus, condicionadores, hidratantes corporais etc. Envolver os alunos para que possam vivenciar experiência de trabalho em equipe proporcionando um trabalho coletivo no ambiente escolar.

OBJETIVOS:
*      Reconhecer a importância das plantas medicinais; 
*      Interessar-se pelo conhecimento das plantas, sementes, raízes, folhas, caules e etc.;
*      Permitir que a experiência seja compartilhada, buscando melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde.
*      Identificar e nomear as partes de uma planta;
*      Incentivar a expressão oral dos alunos;
*      Desenvolver o gosto pelo estudo do chá;
*      Conhecer os chás mais utilizados pelas famílias da escola;
*      Desenvolver gráfico com os chás mais utilizados;
*      Conhecer o chá cidreira capim;
*      Reconhecer característica de cada chá;
*      Participar de momentos eu envolvam cantigas;
*      Perceber a diversidade de plantas existentes no local;
Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes. Temas Transversais (Saúde e Cidadania).

CONTEÚDOS:
*   
           Quais as plantas medicinais que conheço?
*      Qual a importância das plantas medicinais?
*      Nossa biodiversidade;
*      Fauna e flora 
*      Partes da planta 
*      Plantas medicinais; 
*      Desmatamento e poluição; 

 AVALIAÇÃO: 

A avaliação deverá ser contínua, faremos observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, faremos considerações acerca de cada aluno.


SITUAÇÃO DIDÁTICA :

Þ Problematizar o assunto (Oral);
Þ Conversa com os alunos sobre plantas com qualidades curativas;
Þ Pesquisa dos alunos com os familiares sobre as plantas medicinais que conhecem;
Þ Produção textual a respeito do conhecimento sobre plantas medicinais;
Þ Dividir os alunos em grupos, designando os nomes das plantas medicinais e uso para dores ou cura de doenças especificas;
Þ Confecção de painéis, cartazes, faixas, destacando a importância das plantas medicinais
Þ Confeccionar um painel para a divulgação de receitas de remédios caseiros (Destacar as principais plantas (ervas) medicinais).
Þ Dia do chá; os alunos deverão preparar diferentes chás para serem saboreados.
Þ XAROPES: adicionar para cada litro de chá preparada, meio quilo de mel ou açúcar, deixando no fogo até engrossar... Exemplo: agrião, copaíba, jatobá.
Þ COMPRESSAS: umedecer a gaze em chá bem forte e colocá-la em ferimentos;
Þ CATAPLASMA: aplicar ervas frescas sobre os ferimentos;
Þ Registros fotográficos dos trabalhos.
Þ Realizar uma feira no espaço livre da escola para a exposição do material produzido, a fim de compartilhar as experiências.

REFERENCIAL TEÓRICO:
Þ Expressão escrita e leitura
Þ Ortografia e construção de texto
Þ Experiências e observações; poesias; historias; etiquetas; listas linguagem oral; receitas; desenho livre; recorte e colagem; confecção de painéis; técnicas para a secagem de folhas.

RESULTADO ESPERADO : 
Þ Que os educandos possam reconhecer o tipo de plantas medicinais, tanto as folhas, frutos caule e raízes, como pode incidir no tratamento de doenças e que toda planta medicinal tem no mínimo um princípio ativo que é a substancia responsável pelo efeito curativo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARROS, Carlos – Ciências, 6ª série
De Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues  Pinto Dia –a- Dia do professor . Editora Fapi industria gráfica LTDA.

NETO, G.G. O saber tradicional pantaneiro: as plantas medicinais e a educação ambiental. Ver. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient, v.17, julho a dezembro de 2006.Disponível em: Acesso em Setembro de 2012.
Projeto Aribá: Ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – Editor responsável – Cruz, José Luiz Carvalho da.


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