Educar é Semear

Educar é Semear

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Atividades para o mês de agosto


 Dia do Estudante

O dia do estudante surgiu oficialmente no ano de 1927, cem anos após a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. A data escolhida para comemorá-lo foi o dia 11 de agosto.Os estudantes devem ser valorizados por seus familiares, pois estudar não é tarefa fácil. Requer muita dedicação, é cansativo e deve ser visto como uma atividade de grande responsabilidade e compromisso.
O estudo leva as crianças ao crescimento saudável, a aprender a conviver com outras pessoas, a aceitar regras de boa convivência, além de dar-lhes conhecimentos para a vida, como a leitura e a escrita.

Algumas crianças e jovens não tem condições de frequentar uma escola, o que é muito triste, pois perdem grande parte de suas vidas ociosos, nas ruas ou mesmo trabalhando para ajudar no sustento de suas casas. Isso é muito ruim, pois perdem a oportunidade de, no futuro, terem uma profissão que lhes proporcione uma vida digna.
Ficar longe da escola, nas ruas das cidades, pode levar as crianças a se envolverem com drogas, criminalidade, passando necessidades, fome, sede, frio, sem receber carinho e atenção.
O estudante deve dar valor na escola, na oportunidade que tem de estudar, pois a vida para quem não frequenta uma escola é muito difícil e de sofrimento.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Dia dos Pais

"O dia dos Pais existe para nos lembrar deste espetáculo inigualável que é a paternidade e os vínculos de uma vida.!" (Autor desconhecido)

A origem do dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais(alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972). No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Texto circulante na internet sem menção da autoria
Oração para os papais
P A I !

Pai nosso de todos os dias,
Imagem e semelhança Daquele lá do céu.
Um ser especial,um companheiro fiel...
Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!
Tudo que sabemos e somos, aprendemos contigo.
Ensinaste-nos dando exemplos, fazendo!
Assim crescemos, fazendo e aprendendo,
Sempre vendo em ti um modelo, um amigo.
De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos,
Verdadeiros símbolos de amor e de carinho,
Que se integraram à nossa vida,fazem parte do nosso ser,
Ser pai é mais que missão,
É exercício pleno do amor, através da entrega e da doação.
É dar a própria vida, para que os filhos possam viver!
Pai, obrigado (a) pela VIDA

Circulante na internet.

22 de agosto - Dia do Folclore

ORIGEM 
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Qual a origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

Qual a origem do folclore brasileiro?
O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.

Região Sul
Danças: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.Festas tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios.Lendas: Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.Pratos: Baba-de-moça, churrasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido.Bebidas: chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.

Região Sudeste
Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque.Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa.Pratos: tutu de feijão, feijoada, lingüiça, carne de porco.Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.

Região Centro-Oeste
Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.

Região Nordeste
Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas.Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.Pratos - Arroz de Hauçá, Baba-de Moça, Frigideira de camarão, Bolo-de-Milho e outros.

Região Norte
Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas.Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru.Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi .

Principais manifestações folclóricas.
BUMBA-MEU-BOI - Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas.

PASTORIL - Festa de origem portuguesa, onde "pastoras" vestidas de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio em atitude de louvor ao Menino Jesus. Representado durante o Natal.

REISADO - De origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio. O enredo mais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte.
CANINHA VERDE - Dança-cordão de origem portuguesa, introduzida no Brasil durante o ciclo da cana-de-açúcar. Apresenta também elementos de outros folguedos, tais como: casamento matuto (quadrilha junina), mestres e a formação de cordões (pastoril).

DANÇA DO COCO - Surgiu nos engenhos de açúcar, entre os negros existentes no Ceará. Nasceu da cantiga de trabalho, ritmada pela batida das pedras quebrando os frutos, transformando-se, posteriormente, em dança, surgindo uma variedade de temas e formas de coco (coco de praia, do qual participa apenas o elemento masculino, e o coco do sertão, dançando aos pares, homens e mulheres). Dançado em roda, numa forma rítmica altamente contagiante e sensual.

MANEIRO PAU - Surgiu na região do Cariri na época do cangaço. Caracteriza-se por uma dança cujo entrechoque dos cacetes e o coro dos dançarinos produzem a musicalidade e a percussão necessárias. No Crato, o grupo de Maneiro Pau associado à Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto realiza a dança com características dramáticas. É representado nos sítios, subúrbios e pés-de-serra do Crato e cidades vizinhas por ocasião de comemorações diversas.

FOLIA DE REIS - Originalmente, festa popular dedicada aos Três Reis Magos em sua visita ao Deus Menino. É caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos, a partir do dia 2 de janeiro ou nas vésperas dos Reis (5/1). Nas visitas eles cantam e dançam versos alusivos à data, ao som de instrumentos e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro). A visita noturna tem mais graça quando se torna uma surpresa.

TORÉM - Dança indígena originária dos descendentes dos índios Tremembé, nativos do povoado de Almofala, no distrito de Itarema, o Torém surgiu por volta do século XVIII no Ceará. É simples e imitativa da fauna local, tendo como ponto alto o momento em que é servido o "mocororó", uma bebida fermentada do caju, bastante forte. O espetáculo é de grande plasticidade.

DANÇA DE SÃO GONÇALO - Como parte integrante da bagagem cultural do colonizador lusitano, a dança que integrava o culto a São Gonçalo do Amarante, bastante popular em Portugal, foi introduzida no Brasil, sendo, talvez, um dos ritmos mais difundidos do catolicismo rural brasileiro. No município de São Gonçalo do Amarante a dança é realizada durante a festa do santo padroeiro e apresentada em nove jornadas, num ambiente de muita fé e animação. São Gonçalo é o protetor dos violeiros e das donzelas casamenteiras.

MARACATU - De origem africana, consiste num desfile de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada - a calunga. A dança se dá em passos lentos e cadenciados.

Fonte: diversos sites: velhos amigos/sempretops/bibliotecavirtual.sp.gov/


21 de agosto
Dia do Coordenador Pedagógico / Supervisor Escolar


Sabemos que as funções do coordenador pedagógico são várias, entre elas a de exercer um papel mediador entre os professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos mestres seja condecorado com sucesso e acima de tudo com resultados satisfatórios. Além do mais, o coordenador traça metas e projetos a curto, médio e longo prazos juntamente com a direção e com os professores, no sentido de promover um dinamismo à escola, transformando-a em um espaço transformador, estabelecendo ao aluno a tão necessária inclusão e consequentemente a sua auto-estima elevada, servindo isso de suporte bem estabelecido para toda a sua vida.

Outro objetivo e foco do coordenador é a formação continuada, momento único e imprescindível onde o coletivo da escola se reúne para estudar e aprimorar o estudo em grupo e o conhecimento. É um instante fundamental para o sucesso da escola, e os coordenadores possuem a missão de organizar, preparar, pesquisar, enfim, deliberar esse momento de estudo, de leitura e de discussões dentro do colégio. Essa formação continuada dinamiza as ações da Escola proporcionando um ambiente transformador e também dá subsídios para que aconteçam momentos de puro conhecimento, para que os alunos, os profissionais da educação e também as famílias possam se entrelaçar cotidianamente para o bem de toda a comunidade.
O coordenador é isso e muito mais, ele trabalha, media, projeta, prevê resultados, cobra, pesquisa, enfim, auxilia bastante a direção escolar para que as coisas andem corretamente dentro da unidade. É um coração que faz pulsar as ações da Escola.Que a cada dia, você se sinta instigada a lidar com as múltiplas facetas da realidade escolar sem perder a perspectiva de uma Educação qualitativa. 
Dia do Soldado

O dia 25 de agosto foi escolhido como Dia do Soldado por ser a data de nascimento do Duque de Caxias, declarado patrono do Exército brasileiro em 13 de março de 1962.
Nascido na Baixada Fluminense na Fazenda de São Paulo – Vila de Porto de Estrela – Rio de Janeiro em 25 de Agosto de 1803. Faleceu em 7 de Maio de 1880 e seus restos mortais jazem no mausoléu defronte ao Palácio Duque de Caxias na região central do Rio de Janeiro.
Em 3 maio 1823, nas lutas pela independência na Bahia, revelou excepcionais qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura.
Com pouco mais de 20 anos, já era capitão e participou, ainda com o Batalhão do Imperador, da Campanha da Cisplatina.Já Coronel, em Dezembro de 1839 recebeu a “denominação ”Pacificador” por ter sufocado muitas rebeliões e, Símbolo da Nacionalidade, ao ser nomeado Presidente da Província do Maranhão e Comandante-Geral das Forças em Operações. Recebeu o título de Barão de Caxias e foi promovido a Brigadeiro. Pacificou São Paulo e Minas Gerais, em 1842, sendo foi promovido a Marechal-de-Campo graduado.
Em fins de 1842, nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército em operações no Rio Grande do Sul, para combater a Revolução Farroupilha, que já durava 8 anos, e ao término l foi efetivado como Marechal-de-Campo. Foi senador pelo Rio Grande do Sul - o qual lhe rendeu o título o título de Conde.
Em 1851, novamente nomeado Presidente e Comandante-em-Chefe do Exército do Sul. Desta feita, para lutar contra Oribe, no Uruguai, e, logo a seguir, contra Rosas, na Argentina.
Vitorioso, foi promovido a Tenente-General e elevado à dignidade de Marquês.
Em 16 junho de 1855, foi Ministro da Guerra e, em 1856, Presidente do Conselho de Ministros.
Em 10 de outubro de 1866, foi nomeado Comandante-em-Chefe das Forças do Império em operações contra as tropas do ditador Lopez do Paraguai, sendo efetivado no posto de Marechal-de-Exército, assumindo, em 10 de fevereiro de 1867, o Comando-Geral das forças em operações, em substituição ao General Mitre, da Argentina.
Segue-se uma série de vitórias: em Itororó, Avaí e Lomas Valentinas, a rendição de Angustura e a entrada em Assunção. Recebeu o título de Duque pelos relevantes serviços prestados na Guerra do Paraguai", em 23 março de 1869 - o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador. Foi Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros de 1875 a 1878.
--
Frases:
"Vale mais um soldado no campo de batalha, do que mil generais aquartelados. Morremos ou vencemos! Porém, nunca derrotados! Devemos morrer em pé de guerra contra nós mesmos". ( Rabolú )
..
"Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a paz senão aparelhando a paz." (Rui Barbosa)
..
"A guerra é mãe e rainha de todas as coisas; alguns transforma em deuses, outros, em homens; de alguns faz escravos, de outros, homens livres." (Heráclito)
..
Não existe um Caminho para a PAZ.
A PAZ é o Caminho
Mahatma Gandhi

É importante que o professor dê oportunidade para todos aqueles que quiserem expressar suas opiniões e seus conhecimentos prévios possam fazê-lo, pois isto favorece com que o o professor possa conhecer qual era a idéia dos alunos no início da aula, para no final, fazer a avaliação do aprendizado destes.
Abaixo sugerimos algumas questões que poderão nortear o diálogo do professor com os alunos neste momento: , 
- Vocês sabiam que os soldados são importantes porque eles zelam pelos cidadãos?
- Os soldados cuidam para que drogas e armas não cheguem ao nosso país! E assim, ajudam no combate à violência.
- Vocês farão pesquisas na internet sobre o que os soldados do Exército Brasileiro fazem pelo nosso país e também por outros países.
 Após ouvir a opinião dos alunos sobre os Soldados Brasileiros, em especial sobre sua atuação, o Recurso, que é um áudio, deverá ser apresentado aos alunos, enfocando o surgimento do Exército brasileiro. Observamos que o Recurso, postado abaixo, é um episódio do Programa Escola Brasil que comemora e homenageia o Dia do Soldado. 


Recurso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário