domingo, 27 de agosto de 2017

Datas comemorativas de setembro

Data
                            Datas Comemorativas de Setembro
03/09
DIA DO BIÓLOGO
A biologia estuda os seres vivos, sua origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o biólogo que investiga todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos mais complexos. O que faz ? O biólogo pode atuar em várias áreas. Se escolher a indústria, atua na utilização de microrganismos, como bactérias, por exemplo, na fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc. Também é de sua responsabilidade dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente. Na área de biologia marinha, trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como seu cultivo, reprodução e desenvolvimento. Em genética e biotecnologia, é requisitado para estudar organismos em laboratório e realizar exames para verificação de doenças genéticas. E em microbiologia, pode investigar como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, além de analisar de que modo podem ser aproveitados para uma série de benefícios ao homem.

05/09
DIA DA AMAZÔNIA  : Despertar curiosidades acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente consequentes das ações inadequadas do homem, despertando-os para a prática de atividades de preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta amazônica para a sustentabilidade.
07 / 09
PÁTRIA : É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.Início da Semana da Pátria: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus alunos, além dos hinos cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Estas músicas podem ajudar a autoestima. Durante a semana, cantar o hino nacional o de Pernambuco e o hino do município. Poderão utilizar os hinos para trabalhar a gramática e fazer as interpretações. A Independência do Brasil : Socializar junto aos alunos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano estamos comemorando  193 anos de  independência .

21/09
DIA  DA ÁRVORE : Trabalhar o dia da árvore é encantador, as crianças amam, pois adoram tudo que é ligado a natureza ! Ressaltar a importância deste dia, é conscientizar e criar nos pequenos a noção de cidadania e ética! Trabalhando temas assim, com certeza estamos trazendo para nossos alunos valores realmente necessários, pois saber o valor de uma árvore é saber dar valor para a vida! É muito importante que nossos alunos conheçam diversos tipos de plantas, suas necessidades, sua importância em nossa vida.Plantar e cuidar de uma plantinha é tão necessário quanto cuidar de um pessoa. É preciso que nossos alunos, aos quais estamos desvendando o mundo, estejam conscientes da importância e das necessidades das plantas .As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.
23/09
PRIMAVERA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Conscientizar os alunos que a primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente e importância da preservação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário