segunda-feira, 28 de agosto de 2017

EJA III E IV FASE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
MODALIDADE EJA

Roteiro de Setembro
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS  III E IV FASE





Secretária de Educação  : Maria Rosivânia Nascimento
Coordenadora EJA :Valdinere Alves dos Santos  

Cortês, setembro de 2017
     
 SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
     Conversas, debates e discussões sobre:
·        O que é Pátria; O que aconteceu no dia 7 de setembro
·        A figura de D. Pedro I
·        Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
·        O grito da Independência;
·        A vida no Brasil antes e depois da Independência
·        O que é ser patriota hoje no Brasil?
·        Como viveu a maioria dos brasileiros?
·        A falta de patriotismo dos políticos brasileiros
·        Despertar o sentimento de patriotismo;
·        Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.
Identificar os símbolos nacionais; Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
·        Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
·        Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional
                                  
                                          O Hino Nacional Brasileiro
VOCABULÁRIO : O significado do Hino Nacional se enriquece quando o sentido das estrofes e das palavras é bem compreendido. Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas sim, na sequência e no contexto do Hino Nacional.




Plácidas : tranquilas, calmas
Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, joia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma







                               
Semana da Pátria : Resgatando o Civismo

Período de realização : Semana da Pátria
Disciplinas Envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Regionais, História, Geografia, Artes e Educação Física
Duração: Uma semana

APRESENTAÇÃO |:

A comemoração da “Semana da Pátria” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando a oportunidade de formar o conceito de Pátria, despertando o sentimento de patriotismo, formar atitudes de respeito aos Símbolos do Brasil, desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”. Além disso, é preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações - marco da nossa história - a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.

OBJETIVO GERAL

Motivar e despertar nos alunos e na comunidade Escolar o amor e o respeito pela Pátria, estudando o passado histórico e a significação da data “Sete de Setembro”. Contribuindo, desta forma para a compreensão do verdadeiro sentido e a importância de um Brasil Independente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos artísticos, murais; os alunos deverão ser capazes de: Despertar o sentimento de patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Incentivar o amor à Pátria; Conhecer melhor a nossa história;
Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários; Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais; 
Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Cantar e interpretar o hino Nacional; Identificar cantando  o hino de Cortês ,e o  hino de Pernambuco
Valorizar cantando o hino da independência
Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA PARA - ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
O que é Pátria? O que é ser patriota, hoje no Brasil?
O que é ser Cidadão brasileiro?; Cidadania - como colocá-la em prática?
O que é ser cidadão brasileiro? O que é civismo? A importância do voto;
Exemplos históricos de patriotismo no Brasil.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Produção de poesias; Coro falado; Interpretação de músicas sobre o Brasil;
Interpretação de textos; Palavras cruzadas; Caça-palavras; Exposição de textos e poemas;

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Os símbolos Nacionais; Hino Nacional;
A tela que representa a Independência do Brasil;
Músicas: (Raiz que fala desta terra produtiva (Brasil), (Meu país de Zezé de Camargo e Luciano), Cantora Gal Costa (AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso) Música - Ivete Sangalo (Música País tropical);

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Apresentação dos símbolos nacionais e reprodução artística de alguns a partir de observação em Data show;
Apresentação da tela que representa a independência do Brasil em data show, para conhecimento e ou possível reprodução artística (desenhos coloridos ou em preto e branco) e exposição;
Com base na Música escolhida, pode ser feio uma dramatização, dança  ou peça teatral;
Confecção de cartazes com mensagens exaltando o Brasil; lustrar o Hino Nacional para exposição;
Apresentação de grupos de alunos para canto de músicas exaltando a pátria.

GEOGRAFIA, CONHECIMENTOS REGIONAIS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E MATEMÁTICA         

O Estado brasileiro; Como vive a maioria dos Pernambucanos , hoje no Brasil?;
Como vive a população brasileira habitante da Região Nordeste ? (destaque de em aspectos ambientais e socioeconômicos);
Como você vê a saúde, hoje no Brasil?;
O que aconteceu no dia 7 de setembro; A figura de D. Pedro I;
O grito da Independência; A vida no Brasil antes e depois da Independência;
A conquista do direito de votar no Brasil (apontar gráficos, estatística, tabelas, porcentagens);
Como era feita a contagem do voto no Brasil ontem e hoje?;
Evolução do Eleitorado Brasileiro; O Eleitorado nas Regiões na Última Década;
Crescimento do Número de Eleitores nos Estados; Crescimento demográfico no Estado de Pernambuco

SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Leitura de textos;
Pesquisa; Montagem do mapa da Região Nordeste
Montagem do mapa de Pernambuco e municípios, para exposição;
Confecção de cartazes exaltando a Região Nordeste, para exposição;
Trabalhar o mapa do Brasil;
Trabalhar as siglas dos estados brasileiros; Montagem do Mapa do Brasil para exposição;
Confecção de Cartazes com o mapa do Brasil para exposição;
Confecção de cartazes informativos referentes às doenças enfrentadas pelos desbravadores do Brasil;
Cartazes com gráficos, tabelas, estatísticas com dados referentes a acontecimentos históricos, crescimento populacional do Brasil, do Estado e município, evolução do eleitorado brasileiro, estadual e municipal.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS:

  • Vídeo  ,Músicas ,Pesquisa ,Discussão  , Leitura de texto , Trabalho de Grupos   
  • Produção de textos ,Produção de Mural ,Apresentação das Ações   


FONTE:

Santos ,Valdinere Alves







                                HINO NACIONAL BRASILEIRO


Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo  heroico o brado retumbante, e o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
conseguimos conquistar com braço forte, em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce, se em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada,
                                                       
Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido,  ao som do mar e à luz do céu profundo, fulguras, ó Brasil, florão da América, iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra, mais garrida, teus risonhos lindos campos têm mais flores;
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo o lábaro que ostentas estrelado, e diga o verde-louro dessa flâmula - paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, entre outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!








HINO DE PERNAMBUCO
Música: Nicolino Milano
Letra: Oscar Brando da Rocha

Coração do Brasil, em teu seio
Corre o sangue de heróis rubro veio
Que há de sempre o valor traduzir
És a fonte da vida e da história
Desse povo coberto de glória,
O primeiro, talvez, do porvir

(estribilho)
Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros!
Pernambuco, imortal! Imortal!

Esses montes e vales e rios
Proclamando o valor de teus brios,
Reproduzem batalhas cruéis,
No presente és a guarda avançada,
Sentinela indormida e sagrada
Que defende da Pátria os lauréis!

Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros!
Pernambuco, imortal! Imortal!

Do futuro és a crença, a esperança,
Desse povo que altivo descansa,
Como o atleta depois de lutar...
No passado o teu nome era um mito
Era o sol a brilhar no infinito
Era a glória na terra a brilhar!
Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros!
Pernambuco, imortal! Imortal!

A República é filha de Olinda
Alva estrela que fulge e não finda
De esplendor com os seus raios de luz.
Liberdade um teu filho proclama,
Dos escravos o peito se inflama,
Ante o sol dessa Terra da Cruz!
Salve! ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal
Nova Roma, de bravos guerreiros! Pernambuco imortal! Imortal!

HINO DO MUNICÍPIO DE CORTÊS

Letra por José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho

Destes campos de verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro
De tudo que se fez em Cortês,
Município feliz, brasileiro.

As colinas se mira no rio
A paisagem é de luz e de paz
É Cortês é terra onde somos
Unidos os seus filhos leais.

Pernambuco valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro,
Liberdade simboliza este ar,
Este vento que corre ligeiro
Venturoso é nascer em Cortês
Venturoso é nascer brasileiro

Bandeira de Cortês:
Branco : A Paz
As estrelas : Os limites dos municípios
A corrente: A união dos filhos de Cortês

         



ESTUDO DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:

As margens plácidas do Rio Ipiranga  ouviram o brado retumbante brilhou em raios fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade  um raio vívido   impávido colosso   do que a terra mais garrida   o lábaro que ostentas se ergues a clava forte .
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria. O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
(     ) a liberdade política. (   ) a liberdade econômica.(   ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(     ) facilmente. (     ) com luta.    (    ) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do Exílio”. Quem é o poeta?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da América” significa:
(     ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
(     ) que o Brasil é o maior país da América.
(     ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS*   EXPLORAR A LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU VERDADEIRO SENTIDO.
METODOLOGIA:

·        DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·        DEIXAR LIVRE PARA A COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA
·        ( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·        QUESTIONAR OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·        APRESENTAR A LETRA DO HINO COM ALGUMAS LACUNAS, EM QUE  OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS ENCONTRADOS NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·        CANTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO  IDENTIFICANDO OS POSSÍVEIS ERROS CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER UM ESTUDO  GRAMATICAL, DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·        FORMAR GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA, PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM; QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·        PARA CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS .




EXPLORANDO O HINO NACIONAL
1.    Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e sublinhe os adjetivos :
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Dê o antônimo de: (Consultando  o dicionário)
Plácido  _______________   heróico __________________
Fúlgido_____________Risonho___________________ Igualdade___________________ Garrida _______________
límpido________________Grandeza___________gentil______________________ Fugir______________  resplandecer____________

3.Copie os versos que mostram que o brasileiro dá a vida por seu país
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A que igualdade o autor se refere?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Por que a expressão “Deitado eternamente em berço esplêndido”?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GLOSSÁRIO

MARGENS PLÁCIDAS “Plácidas” significa serena, calma. Esse é o tom desses versos. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras.

IPIRANGA É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo.

BRADO RETUMBANTE : Grito forte, que provoca eco

PENHOR: Usado de maneira figurada, “penhor dessa igualdade” é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.

IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE O “Cruzeiro” é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha ou resplandece, no céu.

IMPÁVIDO  COLOSSO“ Colosso” é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar “impávido” é estar tranquilo, calmo.

MÃE GENTIL A “mãe gentil” é a pátria. Um país que ama e defende seus “filhos”, os brasileiros como qualquer mãe.
FLORÃO “Florão” é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.

GARRIDA : Enfeitada, que chama a atenção pela beleza.

LÁBARO “Lábaro” era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira.

CLAVA FORTE :Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra. 




07 DE SETEMBRO
O conceito de Pátria traz implícita a ideia de unidade. A solidariedade orgânica, assegurada pelo Estado-Nação, cimenta a unidade entre todos os cidadãos. Infelizmente, com toda a disparidade econômica e social que assola o Brasil e tantos outros países, muitas pessoas se sentem deslocadas - e com razão - , como se muitas vezes não fizessem parte de suas respectivas Nações.
A comemoração deste dia visa o despertar da consciência do povo e seu desejo de reivindicar a Pátria como patrimônio seu, e não apenas inescrupulosa e indiferente à formação da solidariedade orgânica entre os brasileiros. Símbolo de reflexão e de resgate de nossa História, o 7 de setembro deve ser o momento de avaliação dos erros e acertos do passado, de análise do presente e de suas perspectivas para o futuro.
Como a um filho, com todos os seus imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a Nação que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do Brasil, de nossa terra e de nossa gente. A Bandeira e o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas de nossa União - um milagre construído com a perseverança das inteligências patriotas, o suor dos humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações passadas.
Fonte: Correio da Cidadania

DIA DA PÁTRIA
07 DE SETEMBRO
Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal. Depois de muitos conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois países.
O Hino da Independência foi escrito por Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I. O Hino Nacional Brasileiro, de letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, foi oficializado durante o primeiro centenário da Proclamação da Independência, em 1922. A Bandeira do Brasil, o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas da União.
Mas a comemoração deste dia é uma oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade global.
Fonte: lproweb.procempa.com.br



Atividades Linguísticas

PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS EM NEGRITO:
As margens plácidas do Rio Ipiranga ___________________________
Ouviram o brado retumbante ____________________________
Brilhou em raios fúlgidos___________________________________
Se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade________________________
Um raio vívido___________________________
Impávido colosso________________________________________
do que a terra mais garrida ___________________________
O lábaro que ostentas_______________________________________________________
Se ergues a clava forte ______________________________________________

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o dicionário à mão)

1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heroico?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
(     ) a liberdade política. (   ) a liberdade econômica.(   ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(     ) facilmente.(     ) com luta.   (    ) através de acordos
4. A expressão “Florão da América” significa:

(     ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
(     ) que o Brasil é o maior país da América.
(     ) que o Brasil faz parte da América

5.Observe as palavras do texto e complete com as letras que estiverem faltando:
Plá...idas               fúl...idos          inten...o             Ri...onho           resplande...       e...plên
                                
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Complete usando sinônimos :

Ouviram do Ipiranga as margens _______________De um povo heróico  o ________________________,
E o sol da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o __________________ dessa igualdade  Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu _____________, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
 Ó Pátria amada,________________,Salve! Salve!

Brasil, de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e ______________,A imagem do _______________
Gigante pela própria natureza,És belo, és forte, ____________________________,E teu  futuro__________________ essa grandeza.

Terra adorada,Entre outras mil, És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és mãe __________________,
Pátria amada,Brasil ! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à luz do céu profundo,
_____________, ó Brasil, ____________ da América.Iluminado ao sol do _____________________!Do que é terra mais ____________________Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,“Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida”, no teu seio “mais amores”,

Ó Pátria amada,__________________________,Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja símbolo
O ____________ que _______________ estrelado,
E diga o _________________ desta ______________   Paz no futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a _____________ forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora a própria morte!

Terra adorada, Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada, Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria  amada,Brasil!






      

Nenhum comentário:

Postar um comentário