Educar é Semear

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quarta-feira, 9 de agosto de 2017

texto II

Leia o texto abaixo.


 As bruxinhas 
Galatéia e Brunevildes estavam tomando sol na seringueira da praça. Tinham acabado de chegar em suas vassouras mágicas. Eram duas bruxinhas minúsculas que adoravam aventuras. Então, cansadas de só fazer o mal, lá no castelo onde moravam, resolveram vir para a cidade. E agora, na vila, preparavam-se para fazer as mais incríveis benfeitorias. E,
5      ainda por cima, por encomenda.
No meio das plantas enxergaram um sapo. Galatéia fez a voz mais doce que podia e perguntou:
  Ei, amigo sapo, que tal virar príncipe? O sapo abriu, fechou os olhos:
  Sei não.
10         Como é que não sabe? insistiu a bruxa Galatéia, enquanto Brunevildes apoiava, fazendo sinais com a cabeça. – Quer vida melhor que a de príncipe?
  Como é vida de príncipe? quis saber o sapo, curioso. E Brunevildes, paciente, explicou:
  Vida de príncipe é uma beleza! Não se faz nada o dia inteiro. Come-se do bom e do melhor e ainda por cima desencantam-se princesas adormecidas com um beijo!
15         Vamos por partes disse o sapo, bocejando. Não fazer nada o dia inteiro deve ser chato pra burro. Comer do bom e do melhor é questão de gosto: depende muito do que se come.
– Faisão assado, javali na brasa...
Puf! cuspiu o sapo. Quanta porcaria! E a terceira ainda é pior. Imagine desencantar
princesas adormecidas séculos. dando um bom banho nelas, antes...
20         Ô seu sapo sem romantismo! bufou a Galatéia. Quer dizer que você não quer ser príncipe?
– Pra falar a verdade, prefiro continuar sendo sapo. Caço o dia inteiro e nem vejo o dia passar; gosto de comer moscas e não javalis na brasa; e ainda vou me casar, no mês que vem, com uma linda sapa que nunca dormiu tanto assim e, além do mais, é muito cheirosa...
1)       (P050565E4) Esse texto é um exemplo de
A)  conto.
B)  entrevista.
C)  fábula.
D)  piada.

2)       (P050566E4) No trecho “– Ô seu sapo sem romantismo!” (ℓ. 20), o uso do travessão
A)       apresenta uma explicação do autor.
B)       destaca uma informação importante.
C)       indica a fala de um personagem.
D)       marca uma opinião do narrador.

3)       (P050567E4) Nesse texto, o trecho “Caço o dia inteiro...” (ℓ. 21) a expressão destacada indica
A)       lugar.
B)       modo.
C)       motivo.
D)       tempo.


Leia novamente o texto “As bruxinhas” para responder às questões abaixo.


4)       (P050568E4) Nesse texto, a expressão “– Puf!” (ℓ. 18) indica o
A)       barulho feito pelo sapo ao cuspir.
B)       ronco do estômago do sapo.
C)       ruído feito pela mágica das bruxas.
D)       som do banho das princesas.

5)       (P050608E4) Qual é o fato que fez com que essa história acontecesse?
A)   O sapo se recusar a virar príncipe.
B)   O sapo querer se casar com uma sapa.
C)  As bruxinhas tomarem sol na seringueira da praça.
D)  As bruxinhas quererem transformar o sapo em príncipe.

6)       (P050609E4) No trecho “... deve ser chato pra burro.” (ℓ. 15-16), a expressão destacada é um  exemplo
de linguagem usada em
A)   conversas com amigos.
B)   livros de Ciência.
C)   notícias.
D)   palestras.

7)       (P050610E4) Nesse texto, o trecho que marca uma opinião é:
A)   “Galatéia e Brunevildes estavam tomando sol...”. (ℓ. 1)
B)   “No meio das plantas enxergaram um sapo.”. (ℓ. 6)
C)   “Como é vida de príncipe?”. (ℓ. 12)
D)   “Vida de príncipe é uma beleza!”. (ℓ. 13)

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