sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Confusão entre o “Há”, “ AH”

Confusão entre o “Há”, “ AH”, “ À” e “A”.


Não é incomum ver nos textos dos alunos confusão entre o “h”, “á”, “ ah”, “ à” e  “a”. Foneticamente não há diferença entre um e outro, mas gramaticalmente são classes de palavras diferentes:
1."" - Verbo HAVER) pode ser empregado como verbo impessoal, sem sujeito, assumindo a 3ª pessoa do singular: sentido de existir; sentido de passar-se, ter ocorrido - equivalente a  faz.

2.” A” – Artigo ou preposição 
Não é incomum ver nos textos dos alunos a confusão entre o há”, “á”, “ ah”, “ à” e  “a”. Foneticamente não há diferença entre um e outro, mas gramaticalmente são classes de palavras diferentes.
3. “À” - Fusão dessas duas vogais iguais, ocorrendo, dessa forma, o fenômeno da crase: fusão de:  a (preposição) + a (artigo).
4.” Ah” - Interjeição - palavra que exprime nossos estados emotivos.


Atividade 1: 

Complete as lacunas do texto com há, ah, à ou a. Preste atenção ao contexto.
__ cidade de Manaus está __  margem esquerda do rio Negro, __ apenas 18 km da confluência desse rio com o rio Amazonas. __ nessa cidade pelo menos uma jóia que não vem direto da natureza; foi construída pelo homem. __  125 anos foi lançada, ali na cidade de Manaus, __  pedra fundamental de um dos mais lindos teatros brasileiros de todos os tempos: o Teatro Amazonas. __  natureza, por si, já é a grande beleza da região, mas não se pode negar que esse teatro também seja uma das belas riquezas de toda __ Amazônia. __, quase me esqueci: já passaram pelo seu palco nomes que vão de Margot Fonteyn (bailariana clássica inglesa) __ Roger Waters (músico fundador da banda de rock inglesa Pink Floyd).

  .  Complete com ONDE ou AONDE:
Lembre-se: Aonde – usado com verbos que indicam movimento
a)__________essas medidas do governo vão nos levar?
b) Não entendo __________ ele estava com a cabeça.
c) Dê __________ você está falando?
d) ________________ querem chegar com essas atitudes?
e)  _____________ coloquei meus sapatos?
f) Não sei ____________ ir.
g)­­­­­­­____________ está seu orgulho?
h)  Irei _________ quer que eu vá.
i) ___________ ele foi assim tão cedo?
j) Não sei ___________ me apresentar, nem a quem me dirigir.

Atividade: Texto para pontuar
No lugar do ⌂ coloque o sinal de pontuação:

Pneu furado
Luís Fernando Veríssimo

      O carro estava encostado no meio-fio⌂ com um pneu furado⌂ De pé ao lado do carro⌂ olhando desconsoladamente para o pneu⌂ uma moça muito bonitinha⌂ Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo ⌂ Pode deixar⌂⌂ Ele trocaria o pneu⌂

    ⌂Você tem macaco⌂⌂perguntou o homem⌂
    ⌂Não⌂ respondeu a moça⌂
    ⌂Tudo bem⌂ eu tenho⌂ disse o homem⌂⌂Você tem estepe⌂
    ⌂Não⌂ disse a moça⌂
    ⌂ Vamos usar o meu⌂ disse o homem⌂
     E pôs-se a trabalhar⌂ trocando o pneu⌂ sob o olhar da moçoa⌂ Terminou no momento em que chegava o ônibus eu a moça estava esperando⌂ Ele ficou ali⌂ suando⌂ de boca aberta⌂ vendo o ônibus se afastar⌂ Dali a pouco chegou o dono do carro

     ⌂Puxa⌂ você trocou o pneu do carro pra mim⌂ muito obrigado⌂

    ⌂É⌂Eu⌂Eu não posso ver pneu furado⌂ Tenho que trocar
    ⌂Coisa estranha⌂
    ⌂É uma compulsão⌂ Sei lá⌂



Nenhum comentário:

Postar um comentário