sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Sinais de Pontuação

Sinais de Pontuação

 

Se formos observar um diálogo entre as pessoas, percebemos que elas utilizam de gestos, pausas para expressar suas ideias.

Mas será que quando lemos este diálogo, de que maneira os gestos e pausas são apresentados? Observe:

A menina perguntou o que sua mãe fazia. Ela respondeu:
- Estou fazendo brigadeiro para sua festa de aniversário.
-Nossa mamãe, que legal! Vou convidar todos os meus amigos para participarem!
Sua mãe falou:
- Ficarei muito contente com a presença deles!
Identificamos alguns sinais de pontuação para indicar a fala dos personagens, e cada um tem uma função diferente. Por isso estudaremos detalhadamente sobre todos:
Ponto final:Serve para indicar o final de uma frase

Ex: Mariana adora ir ao cinema.

Ponto de interrogação:Indica uma pergunta

Ex: Você não quer passear comigo?

Ponto de exclamação:Indica alegria, espanto, irritação, medo, tristeza

Ex: Que delícia! Este bolo é maravilhoso!

VírgulaServe para indicar uma pequena pausa na leitura, separar elementos em uma frase e para separar o nome do lugar, na escrita de datas.

Ex: Goiânia, 22 de fevereiro de 2009.
Hoje vamos ao cinema, almoçar na casa de meus avós, ao parque de diversões, e ao teatro.
Ponto e vírgulaIndica uma pausa maior que a vírgula

Ex: Precisamos estudar bastante; essa semana teremos avaliações todos os dias. 

Dois pontos:São usados para: 
* Fazer explicações sobre algo:

Gostaria de fazer algo diferente: viajar para a praia.

* Indicar uma relação:

No meu colégio há: quadra de esportes, piscina e salão de festas.


* Indicar a fala de um personagem em um diálogo:

Mamãe disse: - Filho, tome cuidado!
Reticências:
São usadas para indicar uma interrupção de pensamento

Eu gosto de você, mas... 
Aspas Indicam a fala de outra pessoa no texto, servem para destacar pontos importantes como nomes estrangeiros, gírias, e outros.

«Eu sou o maior»
«O Ponto Final, a Vírgula e o Ponto de Interrogação tentavam descobrir qual deles era o mais importante.

- Quem é que faz todas as perguntas? Quem é que põe todas as dúvidas? Alguém duvida que o mais importante sou eu? - disse o Ponto de Interrogação.
- Eu sou a resposta a todas as perguntas. O fim de todas as discussões. Eu sou o mais importante - disse o Ponto Final.
- E tu serves para quê? - perguntou o Ponto de Interrogação à Vírgula. E a Vírgula respondeu:
- Experimentem dizer: “Ana Teresa Maria José Rita Sofia eram da mesma família!”.
Sem mim, quantos irmãos tem a família?
- Seis - disse o Ponto Final.
- Serão mesmo seis? - perguntou o Ponto de Interrogação.
- Comigo, podem ser apenas três: “Ana Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Mas também podem ser quatro: “Ana, Teresa, Maria José, Rita Sofia”. Sem mim, nunca saberão.
- Pronto - disse o Ponto Final.
- Digamos que valemos todos o mesmo. Sem pontos, vírgulas e pontos de interrogação, as palavras andavam todas perdidas pelo meio das histórias».

Exercícios
Sinais de pontuação
            Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
A herança
            Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”
            Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.
            Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
  • O sobrinho pontuou da seguinte forma:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
  • Já a irmã pontuou assim:
“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
  • O padeiro fez a pontuação que julgou correta:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
  • E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”
            Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.
Tradição popular


Interpretação de texto

1)   Qual é o assunto principal do texto?:
a)    (    ) a herança
b)   (    ) a pontuação
c)    (    ) a família
                                                                                
2)   Quantos personagens estão disputando a herança?
a)    (    ) 6
b)   (    ) 4
c)    (    ) 10

3)   Esse texto é ?
d)   (    ) informativo
e)    (    ) descritivo
f)    (    ) narrativo

4)   Qual é o título do texto? Quem é o autor?
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5)   Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?
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6)   Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.
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