Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A ALIMENTAÇÃO E A QUALIDADE DE VIDA : Atividades

                                           A  ALIMENTAÇÃO E A QUALIDADE DE VIDA

Os adultos também precisam de uma alimentação saudável para manter a boa concentração, a disposição, a força do corpo e o bom humor no seu dia a dia, no ambiente de trabalho ou na convivência dentro de seu lar. Com a boa alimentação, o stress tende a diminuir e diversas pessoas conseguem estar bem humoradas nas várias ocasiões.  Esta boa disposição e saúde melhora ainda mais se a alimentação for combinada com a pratica de exercícios físicos, afinal o corpo saudável melhora a estima de qualquer um. A alimentação saudável consiste numa dieta balanceada e é essencial que seja seguida diariamente. Ingerindo os alimentos certos as pessoas estarão adquirindo saúde, afinal é assim que se torna possível controlar o peso ideal evitando a obesidade. Podemos considerar uma forma de prevenir outras  doenças como a diabetes, a osteoporose e problemas de colesterol alto.

DICAS DE COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Sempre se alimente de diversos tipos de frutas, verduras e legumes;
Diversifique os alimentos para que o corpo possa receber todos os nutrientes necessário. Não existe nenhum tipo de alimento que contenha todos os nutrientes necessários  e a variedade evita que a pessoa enjoe da comida; Faça pelo menos 4 refeições diárias e essas refeições são: café da manhã, almoço, café da tarde e o jantar . Não adianta pular nenhuma refeição para tentar emagrecer, pois o efeito acaba sendo contrário e a saúde será muito mais prejudicada;

Se sentir vontade de comer algum doce, prefira comer uma fruta. Desta forma conseguirá se livrar dos maus hábitos rapidamente e sem passar vontade; Evite tomar refrigerantes. Se consumidos em grandes quantidades pode prejudicar os ossos e contribuir para o surgimento da osteoporose, também contribui para o aumento de peso mesmo que seja um refrigerante light; Sempre utilize alho, cebola, salsinha e cebolinha no preparo de seus alimentos. Além de melhorar o sabor, eles fazem bem a saúde. Os temperos e condimentos também fazem muito bem a saúde; Se todas essas dicas de alimentação e qualidade de vida forem seguidas, com certeza viverá melhor e garantirá uma velhice saudável. É importante que também faça exercícios regularmente para que o corpo fique ainda mais saudável e para que tenha disposição na realização das tarefas diárias.

1)Por que temos que comer?
2) Como uma alimentação pode ser saudável?
3)  O que você come?
4) Quem gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?
5)  O que vocês mais gostam de comer: verduras ou legumes?
6)  Como você utiliza os alimentos no dia a dia?
7)  O que você come diariamente?
8) Agora, que tal descobrir os alimentos preferidos da turma?

Em seguida, oriente-os anotarem em um lado da tabela “Alimentos que eu gosto”, e no outro lado “Alimentos que eu não gosto”. Solicite que cada aluno leia em voz alta o que escreveu nas colunas da tabela. Você poderá montar um mural na sala com as tabela construídas por eles. Segue abaixo o exemplo de tabela:




                          ALIMENTOS QUE EU GOSTO 
                     ALIMENTOS QUE EU NÃO GOSTO











 
- Faça um gráfico com a turma, registrando os alimentos mais consumidos pela turma. Veja abaixo um exemplo:
ALIMENTOS CONSUMIDOS PELA TURMA
Frutas
Legumes
Salgadinhos
Macarrão
Refrigerante
Feijão
Chocolate
Cachorro quente

































































- Após, esse momento, converse com os alunos sobre a importância de terem uma alimentação saudável, comendo frutas, hortaliças, carne, leite, dentre outros alimentos que possuem substâncias que são importantes para nosso corpo e nossa saúde.
- Dialogue também sobre a importância de comer poucos alimentos industrializados, como doces, bolachas recheadas, dentre outros, pois esses alimentos podem fazer mal a saúde causando doenças como a obesidade.
- Convide-os a realizarem um projeto de pesquisa sobre o tema alimentação saudável, para que compreendam como adotar hábitos bons para a saúde.
Registrando:
•    Quantos gostam de comer feijão?
•    Qual o alimento mais votado pela turma?
•    O que você pensa sobre ele? Será que ele é saudável?
•    Quantos alunos votaram ao todo?
Sugestão de atividade para esse momento:
- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala. Caso tenha um estagiário solicite a colaboração dele para não perder as questões. Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:
ALUNO
O QUE EU QUERO SABER SOBRE O TEMA?
Josineide
 O que devemos comer diariamente para sermos saudáveis?
Márcia
O que é pirâmide alimentar?
Dayane
Doce faz mal para a saúde?
Ana Maria
Como as frutas ajudam nossa saúde?


                          Os objetivos de estudar sobre a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL são:

•Descobrir a importância de uma alimentação balanceada em nossas vidas;
•Identificar alimentos e seus grupos de acordo com a pirâmide alimentar;
•Aprender sobre a pirâmide alimentar.
 Confecção  de receitas: que tal confeccionar com seus alunos receitas nutritivas e saborosas? Para tanto você poderá selecionar receitas com eles e depois sortear uma ou mais para ser feita. Antes disso explore:
- Texto instrucional: receita
Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as receitas pesquisadas por cada um, utilizando seus laptops. Professor, sugerimos alguns sítios onde você poderá encontrar receitas utilizando frutas e hortaliças .
Providencie as receitas impressas para explorá-las enquanto gênero textual  com seus alunos. Converse com eles sobre, as características de uma receita culinária, ou seja, como ela é escrita, qual é a sua estrutura textual, qual é a sua função. Questione-os:
-O que estamos lendo?
Salada de Frutas
Ingredientes:
•    2 mamões papaia pequenos
•    1 laranja média
•    5 bananas
•    2 maçãs
•    5 morangos maduros
•    1 pêssego
•    10 grãos de uva (qualquer variedade)
•    1 caixa leite condensado
•    10 cubos de gelo
•    1/2 colher (sopa) canela em pó
Modo de preparo:
1.    Pique todos os ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas, depois ela solta o caldo e a salada não fica tão ácida.
2.    Coloque tudo em um prato fundo e adicione o leite condensado, a canela em pó e o gelo, mexa por alguns segundos e leve a geladeira por 30 minutos.
3.    Fica uma delícia!
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/787-salada-de-frutas-gostosa.html - acesso em 29/08/2012
-Como se escreve uma receita culinária?
-Para que serve uma receita
Professor, para confeccionar esse livro você deverá reunir com seus alunos algumas receitas saudáveis e nutritivas. Eles poderão copiá-las e confeccionar o livro. Outra sugestão é fazer um livro de receitas virtual, para tanto reúna em um pen-drive, todas as receitas que os alunos selecionaram, e organizá-las em ordem alfabética. Confeccione também a capa do livro, dessa forma, ele poderá ser enviado virtualmente por e-mail a outras turmas da escola.
- Você poderá organizar o livro, contemplando os seguintes itens:
-Título, autores, justificativa, sumário, as receitas de cada aluno, falas dos alunos sobre o que aprenderam e fotos registrando o estudo sobre alimentação.

Conhecendo o sistema digestório
Questione e deixe formularem hipóteses:
1.    Qual a importância dos dentes e da saliva no processo de digestão?
2.     Porque cozinhamos alguns alimentos?
3.    O que é mais saudável: cozinhar ou fritar?  Justifique?
Entrevista com familiares: o que comemos diariamente?






Nenhum comentário:

Postar um comentário