Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

TEMÁTICA PARA O MÊS DE NOVEMBRO


  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
  DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO MODALIDADE  EJA




Secretária de Educação : Rozivânia Nascimento
Coordenadora : Valdinere Alves dos Santos

Novembro /2017


Alimentação Saudável é Qualidade de Vida
Justificativa :
A incidência de obesidade vem aumentando de forma assustadora em todo o mundo, tanto em adultos como em crianças. Entre as explicações para este avanço estão às mudanças no estilo de vida e os hábitos alimentares, em que se observa cada vez mais a procura pelos fast foods, assim como o incremento do consumo de alimentos industrializados, ricos em colesterol e gorduras saturadas.Podemos perceber claramente que no Brasil a desnutrição não significa mais um problema, pois devido à mudança no cenário nacional, temos um quadro de desenvolvimento social significativo. O vilão da saúde de crianças e adolescentes tem sido a obesidade, problema que desencadeia um quadro clínico preocupante entre os brasileiros. Não é difícil identificar as causas desse problema, ao analisar os educandos de nossa escola, durante os intervalos, e até mesmo durante as aulas, a má qualidade da alimentação dos mesmos.
É fácil encontrar nossos alunos nas primeiras horas do dia ingerindo produtos químicos industrializados com baixo teor nutritivo. Com base em entrevistas realizadas com a comunidade escolar é fácil perceber que precisamos discutir esse assunto de forma clara e acessível. A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos. Pensando nisto fizemos uma pesquisa com os alunos do Ensino Médio e verificamos que estes se alimentam muito mal. Então, desenvolvemos o projeto "Alimentação e Qualidade de Vida", para conscientização de quanto uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade, irritabilidade, além de facilitar o controle do peso e do humor, bem como, o aprendizado. Verificamos também, que o projeto suscitou reflexões e mudanças comportamentais.
Objetivos Específicos   :

·         Sensibilizar sobre a importância da água para a manutenção da vida;
·         Abordar a função e constituição das moléculas dos principais grupos alimentares: carboidratos, lipídios, sais minerais, proteínas e vitaminas; Analisar a influência da mídia e a má qualidade da alimentação;
·         Observar a alimentação diária dos alunos;
·         Identificar hábitos saudáveis na alimentação; higiene, conservação, qualidade e horários.
·         Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
·         Valorizar a alimentação oferecida na escola (merenda escolar);
·         Compreender rótulos de alimentos;
·         Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;
·         Incentivar a pesquisa; Estimular a apresentação de seminários;
·          
Cenário Atual da Alimentação :
     De acordo com recente estudo realizado pelo Ministério da Saúde brasileiro, que abrangeu todas as capitais do país, há dados alarmantes sobre os fatores ligados às doenças crônicas, às mortes precoces, ao excesso de peso, ao sedentarismo e à hipertensão arterial: -43% dos adultos de todas as capitais brasileiras estão acima do peso, sendo que 11% deles têm obesidade.A obesidade também atinge 10% das crianças brasileiras e as leva a ter doenças de adultos, como diabetes e hipertensão. Uma alimentação saudável é sinônimo de saúde e bem estar. É através da escolha dos alimentos que levamos para nossos lares a garantia de uma vida saudável e disposição da todos os membros da família. Nem sempre somos estimulados a escolher os alimentos corretos, os mais benéficos a saúde. Ao entrarmos em um supermercado podemos observar que os alimentos nutritivos e importantes a nossa saúde não são prioridades. É preciso andar até as últimas seções para encontrar o que realmente nosso corpo precisa.
                                                           O Mundo dos Restaurantes

Para entender o cenário atual do mundo dos restaurantes é bom lembrar que, até meados dos anos 80, eram raras as opções para quem precisava almoçar fora de casa. As alternativas restringiam-se aos lugares com serviço à la carte, lanchonetes ou pequenos estabelecimentos comerciais que ofereciam o prato-feito, o popular “PF”. Esse panorama começou a se transformar com a instalação das redes de fast-food e o surgimento dos restaurantes self-service, por quilo, que permitiram ao consumidor fazer suas escolhas entre diversas opções de pratos de saladas, carnes e massas, pagando apenas pelo seu consumo individual.Foi uma mudança de comportamento que alterou a hora do almoço nas grandes cidades. Além do self-service ser a primeira opção para quem quer fazer uma refeição rápida, e como ele também busca oferecer todos os grupos de alimentos, com várias alternativas de frutas e hortaliças, carboidratos e proteínas de origem animal e vegetal, acaba possibilitando a escolha de uma alimentação saudável.
No entanto, nem sempre é a preferência dos clientes desse tipo de comércio. Aqui em nossa cidade percebemos a existência de sorveterias, que também são self service, sempre lotadas, principalmente por jovens e adolescentes que buscam suprir suas necessidades nutricionais diárias ingerindo um alto nível de calorias, vazias e com baixo teor nutritivo. Na escola não se comercializa produtos como refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e frituras em geral, no entanto, isso não tem sido empecilho às crianças e adolescentes em optar por esses alimentos. Ao indagar adolescentes sobre a alimentação, percebemos que eles não sabem preparar seus alimentos por isso preferem opções mais rápidas. Atribuímos boa parte desses hábitos a falta de informações sobre a alimentação. Abaixo listamos os grupos alimentares e suas respectivas funções.
Proteínas : Também chamadas de alimentos construtores, são responsáveis pela renovação e construção de tecidos, músculos, cabelos, unhas e produção de hormônios. As fontes de proteínas são: carne vermelha, frango, peixes, ovos, leite e derivados.
Carboidratos : Também chamados de alimentos energéticos, são responsáveis pelo fornecimento de energia que nos faz trabalhar, caminhar, correr, estudar, entre outras atividades. Quando são ingeridos em excesso, se transformam em gordura e ficam depositados sob a forma de tecido adiposo, causando a obesidade. As fontes de carboidratos são: massas, pães, cereais, batata, mandioca e açúcar.
Gorduras :Também utilizadas como fonte de energia, são responsáveis pelo transporte de vitaminas e pela produção de hormônios. As gorduras estão presentes no óleo, margarina, manteiga e carnes gordurosas e podem ser classificadas como: 
Gorduras Saturadas : São as encontradas nos animais e alimentos derivados desta gordura (manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, torresmo, linguiça e gema de ovo).Na temperatura ambiente, se apresentam na forma sólida. Quando utilizadas em grandes quantidades, podem ser um fator agravante para as doenças cardíacas e para o aumento do colesterol. 
Gorduras Insaturadas :São as de origem vegetal (margarinas vegetais, além de óleos de milho, soja, algodão, girassol, arroz e canola). Na temperatura ambiente, se apresentam na forma líquida. Gorduras Trans  Espécie específica de gordura, formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial.  Portanto, estão presentes, principalmente, nos alimentos industrializados. As formadas pelo processo de hidrogenação industrial são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida útil de alguns produtos. Estão presentes em mantimentos como sorvetes, batata-frita, pastelarias, bolos, tortas, biscoitos, salgadinhos de pacote, entre outros. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras “trans” pode causar aumento do colesterol total e, ainda, do colesterol LDL (ruim), além da redução dos níveis do colesterol HDL (bom). 
Vitaminas : Também denominadas micronutrientes, são necessárias em quantidades bem menores  (algumas gramas ou microgramas) em comparação com as proteínas, as gorduras e os carboidratos, embora sejam essenciais para uma boa nutrição. Elas contribuem para que o organismo funcione corretamente e se mantenha saudável.
                                                                   Vitaminas – Reguladores 
Vitamina Funções Principais Alimentos A - Fortalecer a visão; manter saudável a pele, os cabelos e as unhas; ajudar na remoção das manchas de velhice; contribuir com a prevenção de doenças; e promover o crescimento ósseo.  Fígado, peixes, gema de ovo, vegetais de pigmentação amarela (a exemplo da cenoura e da abóbora), nabo, tomate, espinafre, limão, pêssego, manga e cereais.

C - Auxiliar na cicatrização de ferimentos, de aftas e de sangramentos gengivais; contribuir com a formação de colágeno (tecido de sustentação da pele, evitando rugas e flacidez); ajudar a baixar o colesterol do sangue; proteger contra o câncer e aumentar a resistência do organismo. Vegetais folhosos, folhas de mostarda e nabo, caju, limão, laranja, abacaxi, morango, goiaba, manga, pimentão e tomate.

Complexo B - Transformar os carboidratos, gorduras e proteínas em energia, com a finalidade de formar e reparar os tecidos do organismo. OBS.: a falta desta vitamina pode provocar efeitos graves, como transtornos do sistema nervoso, problemas digestivos, descamação da pele e insuficiência cardíaca. Hortaliças de cor escura; gérmen de trigo; grãos, como feijão, ervilha e soja; cereais integrais; carne vermelha; peixes e ovos
                                                          Vitamina Funções Principais Alimentos
D - Auxiliar o organismo a usar adequadamente o cálcio e o fósforo, bem como absorver os mesmos para ossos.
E - Contribuir com a fertilidade e o antienvelhecimento. Óleos de soja, arroz, algodão, girassol e milho; gema de ovo; vegetais folhosos e legumes.
K - Auxiliar na prevenção de hemorragias, sangramentos e na coagulação sanguínea adequada. Alface, couve, espinafre, repolho, couve-flor, aveia, fígado e gema de ovo.
                                                                       Minerais - Reguladores :
Cálcio:
Formar ossos e dentes, e ajudar no funcionamento de músculos e nervos. Laticínios e hortaliças de folhas verdes, como brócolis, espinafre, entre outras.
Cloro: Agir junto com o sódio e formar o ácido clorídrico do estômago. Sal comum, no qual esse mineral encontra-se combinado ao sódio.
Cobre: Ajudar na produção de hemoglobina, do pigmento que dá cor a pele (melanina) e de energia.Fígado, carnes e frutos do mar, embora esteja bem distribuído nos alimentos. 
Cromo: Estar associado ao metabolismo da glicose. Óleo de milho, mariscos, cereais de trigo integral, carnes e água potável.
Ferro: Formar a hemoglobina, que ajuda a levar oxigênio, e atuar na produção de energia. Fígado, carnes, gema de ovo, pinhão, legumes e hortaliças de folhas verdes.
Flúor: Fortalecer ossos e dentes. Água fluoretada, peixes e chás. 

Fósforo: Formar ossos e dentes e ajudar na produção e armazenamento de energia. Carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijões e ervilhas. Iodo: Controlar a taxa de oxidação das células e o crescimento, pois faz parte do hormônio da tireoide. Sal de cozinha iodado, peixes e frutos do mar.
Magnésio: Atuar em várias reações químicas junto com enzimas e vitaminas; contribuir com a formação dos ossos e o funcionamento de nervos e músculos. Hortaliças de folhas verdes, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão, soja e banana.
Manganês: Ajudar no regulamento de diversas reações químicas do organismo. Cereais, hortaliças e frutas.
Potássio: Agir com o sódio no equilíbrio dos líquidos no corpo e no funcionamento dos nervos. Frutas, verduras, feijão, leite e cereais.
Sódio: Ajudar a manter o equilíbrio dos líquidos no corpo e agir no funcionamento dos nervos e músculos. Sal industrializado, bem como o sal natural dos alimentos.
Zinco: Auxiliar na cicatrização de ferimentos e na recuperação de queimaduras. Carnes, ovos, leite, nozes, frutas e hortaliças.
Fibras : As fibras têm várias e importantes funções para o funcionamento do organismo humano. Por serem constituídas de celulose, são relativamente insolúveis, o que as tornam tão necessárias na dieta alimentar. Especialistas confirmam que elas podem ser utilizadas no controle da obesidade, pois promovem sensação de saciedade, apesar de não serem digeridas pelo organismo e nem fornecerem calorias. É que ao se encontrarem no estômago, incham como esponjas, sendo que algumas delas podem reter quatro vezes seu peso em líquido.
Daí o fato de se comer menos e não sentir fome rapidamente, pois elas permanecem no estômago durante um bom tempo depois de ingeridas. Além disso, ao ingerir cereais, leguminosas, arroz, batatas, raízes e frutas, diminuímos, por consequência, o consumo de carnes, gorduras e açúcares, o que já é um fator importante para a manutenção do peso. Uma dieta equilibrada e com adequada concentração de fibras faz com que a quantidade de mastigação e salivação aumente, melhorando, portanto, a digestão.Dietas que contemplem sempre nas refeições um alimento de cada grupo alimentar .(Construtores, Energéticos e Reguladores) certamente terão quantidades suficientes de fibras.
A Importância da Água
A água é necessária para o funcionamento de cada órgão do nosso organismo. Como meio de transporte, auxilia a digestão, absorção e excreção, e é essencial para regular a temperatura do corpo humano. Conservar os estoques de líquidos em alta é garantia de vida longa e saudável. Manter-se hidratado também pode afastar ou, pelo menos, reduzir o impacto da celulite, que é uma das formas de acúmulo de toxinas do corpo muito comum, principalmente, entre as mulheres.Com água na dose certa, tudo passa a funcionar melhor.  Ela é um hidrante natural da pele, mantendo-a com aparência viçosa e fresca. Além disso, ajuda o trabalho dos rins, que têm a importante missão de eliminar toxinas do corpo, e estimula o bom funcionamento dos intestinos.
          
Curiosidades


Diet : O produto diet tem como objetivo atender às pessoas que por alguma razão precisam restringir certas substâncias de sua alimentação. É o caso dos diabéticos, hipertensos, celíacos (intolerantes ao glúten), entre outros. Ele recebe esta classificação quando tem a retirada total de um nutriente, podendo ser, por exemplo, o açúcar, a gordura ou o sódio. 

Light : O produto light costuma seguir a fórmula original, mas tem uma redução significativa na quantidade de um nutriente, que pode ser o açúcar, a gordura, entre outros. Esta diminuição deve ser de pelo menos 25%. Detalhe: para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja o abatimento no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). É que o arrefecimento de um nutriente não energético, como, por exemplo, o sódio (sal), não interfere na quantidade de caloria do alimento.
Orgânico: Um alimento orgânico é produzido em condições naturais, sendo totalmente livre de agrotóxicos e aditivos químicos. Em solos equilibrados, as plantas crescem mais saudáveis e mantêm suas características originais, como aroma, cor e sabor. Produzem, assim, alimentos mais nutritivos e saborosos, que conservam as suas propriedades naturais, como vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas.
Integral: Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes, sem perda de valores qualitativos e quantitativos. São, portanto, mais nutritivos que os refinados, pois têm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais retidas nas estruturas removidas com a refinação. Um alimento é considerado integral quando contêm todos os nutrientes necessários, provenientes das vitaminas e minerais. A inclusão deles em planos alimentares para redução de peso também é importante, principalmente, pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e, consequentemente, a quantidade de alimento ingerida.
Alimento in Natura: O alimento in natura pode ser de origem animal ou vegetal, cujo consumo imediato exige apenas a remoção da parte não comestível e os tratamentos indicados para a sua perfeita higienização.
Alimento Refinado: O alimento refinado passa por um processo mecânico (refinamento) que retira partes comestíveis com o intuito de torná-lo mais durável e de fácil preparo, bem como de retardar a ação de microrganismos. Este processo (refinamento) é utilizado principalmente em cereais, trigo, arroz, açúcar e sal. Como consequência grande parte dos minerais, vitaminas, proteínas e fibras são perdidas.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Confira algumas dicas de como escolher e preparar uma alimentação rica em nutrientes para uma vida saudável:
- Se possível, escolha locais tranquilos e agradáveis para realizar suas refeições.
- Faça de sua dieta um prazer e não um sacrifício, portanto, como sugestão, promova um rodízio entre os alimentos de cada categoria, inove e monte pratos coloridos e variados.
- Procure realizar todas as refeições, baseado em um cardápio balanceado, evitando permanecer longos períodos sem se alimentar.
-Mastigue bem os alimentos.  Prefira adoçante, especialmente os naturais.
- Evite frituras e alimentos gordurosos, optando pelas preparações assadas, cozidas e grelhadas, e dê preferência para as carnes brancas. Retire toda a gordura possível ao preparar as carnes, assim como a pele dos peixes e das aves. 

- Utilize produtos lácteos desnatados ou a base de soja.  Procure não comer biscoitos, mas se ingeri-los faça em substituição ao pão e não ultrapasse a quantidade equivalente. Evite as bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas.
- Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, pois o cozimento em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes. Utilize temperos como alho, cebola, coentro, canela e orégano para incrementar o sabor de suas preparações.
- Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, leguminosas, frutas e cereais integrais que, além de promoverem um melhor trabalho intestinal, reduzem o colesterol sanguíneo.
A Má Nutrição
A má nutrição é consequência de diversos fatores, como a ingestão de nutrientes além do necessário – que pode ser relativa tanto à quantidade como à qualidade dos alimentos ingeridos - à deficiência de absorção do organismo ou a má utilização do alimento pelo indivíduo.
Todos os motivos citados podem levar à manifestação clínica de doenças ou criar condições para que ocorram. Por exemplo, aquele que ingerir uma alimentação deficiente em nutrientes será o primeiro a contrair uma doença num momento de surto, pois o seu organismo estará deficiente e suas defesas de anticorpos se encontrarão diminuídas.
Confira a seguir os erros mais comuns de má alimentação no ambiente corporativo:
- ultrapassar o horário dos intervalos e comer chocolates, biscoitos recheados e salgados;
- não fazer uma pausa para o almoço e quando o fizer comer inadequadamente ou tomar um lanche na frente do computador;
- não beber água, ou beber pouca;
-abusar do café preto;
- consumir balas e doces, em geral de forma excessiva.
De acordo com as preferências e as necessidades nutricionais de cada um. E sempre é bom ressaltar que para garantir uma vida sadia e mais longa; mais disposição para o trabalho, estudo divertimento; e melhor aparência, as pessoas necessitam de uma alimentação nutritiva, balanceada e saudável. Alimentação equilibrada faz bem para saúde e para o corpo.
Quanto mais investimos em produtos naturais e abrimos mão dos industrializados, mais saudável fica nossa dieta. E para te manter dentro dos bons hábitos e longe das tentações que só fazem mal, nós vamos te mostrar quais são os 10 piores alimentos para a saúde, aqueles que detonam a dieta.



      
10 piores alimentos para a saúde

1. Refrigerante Diet. Você consome acreditando que a versão diet é uma boa opção. Porém, de acordo com a nutricionista Flávia Figueredo, este é o pior alimento de todos os tempos. “Como se não bastassem todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que produz efeitos no organismo que podem ser confundidos com Alzheimer, epilepsia, esclerose múltipla”, afirma. Além disso, são capazes de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação cardíaca, perda auditiva e tontura;
2. Refrigerante. Uma lata de refrigerante tem cerca de 10 colheres de chá de açúcar, que equivale a 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, corantes artificiais e sulfito. Além disso, tem grande quantidade de sódio e um resíduo ácido que acidifica o ph sanguíneo, sendo necessário cerca de 35 copos de água para neutralizar essa acidez. De acordo com a nutricionista Natália Colombo, o consumo de refrigerante está associado a osteopenia, osteoporose, cáries dentárias e problemas cardiovasculares;
3. Donuts. Esses doces possuem grande quantidade de gordura trans, o pior tipo de gordura que uma pessoa pode ingerir, porque provoca doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade;
4. Cachorro-quente. O vilão é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio, substância cancerígena que pode aumentar o risco de câncer no pâncreas e intestino. . Também possui gorduras saturadas e o consumo excessivo aumenta o risco de hipertensão;
5. Bacon. É uma carne processada muito rica em sódio. Seu consumo aumenta o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%;
6. Salgadinhos de batata. Não tem vitaminas, nem minerais, só gorduras. São ricos em carboidratos simples e sódio. Não têm nenhum benefício nutricional;
7. Batata frita. É rica em gorduras trans e em acrilamida, uma das mais potentes substâncias cancerígenas, que aparecem quando as batatas são aquecidas em altas temperatura;
8. Pizza. De acordo com a nutricionista Flávia Figueredo, nem todas as pizzas são nocivas à saúde. As piores são as congeladas, vendidas em supermercado, por serem ricas em conservantes. O vilão da pizza é a farinha branca, usada na massa e logo absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro;
9. Salgadinhos de milho. São todos fritos e nesse estágio, a gordura já está oxidada, o que está diretamente relacionado com processos inflamatórios no organismo. Provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue;
10. Sorvete. Eles contêm açúcar, aromatizante artificial, corantes e gorduras trans, aumentando o nível do colesterol ruim.
REFERÊNCIAS

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Ligados.com: Ciências – Ensino Fundamental. São Paulo: Saraiva, 2014. MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na Educação Ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. Centro de Ciências Agrárias. UFSC, Florianópolis, 2006. NEVES, Mariana Braga. Nutrição Infantil. Minas Gerais: A. S. Sistemas, 2015.
http://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=172163
Pesquisa , Arte e Organização : Valdinere Alves dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário