terça-feira, 9 de janeiro de 2018

ATIVIDADES COM OS NOMES


ATIVIDADES COM OS NOMES

·Conteúdos: Nomes dos Alunos
·Objetivos específicos:
·Reconhecer globalmente os nomes dos colegas, a letra inicial e final. Realizar comparações com os nomes dos alunos, percebendo semelhanças e diferenças entre as letras do nome do aluno e dos colegas.
·Relacionar fonema /grafema das iniciais dos nomes e comparar outras palavras e nomes que começam com o mesmo som.
·Relacionar letra e sílaba inicial após apresentação das vogais.
·Apropriar-se da aquisição do sistema de escrita de forma significativa, pois os nomes os são para as crianças, tornando-se mais fácil para estas a memorização de nomes , letras e sílabas.
· Reconhecer a origem do seu nome e de seu sobrenome, através de pesquisa com os pais em casa, proporcionando aos alunos conhecerem a sua história, através de consultas a registros como certidão de nascimento e relatos orais dos pais.
·Conhecer gêneros textuais, como poemas e textos informativos em torno do tema "Nome".
·Procedimentos didáticos:
·Chamadinha com os nomes dos alunos . Perguntar de quem é o nome. Qual o nome da primeira letra e da última. Comparar com os nomes de outros colegas. Perguntar quais colegas começam com a letra de determinado aluno. Comparar dois nomes e perguntar semelhanças e diferenças.
·Escrever o nome sem olhar no telhadinho e desenhar o seu autorretrato.
·Enfeitar a primeira letra do nome com papel recortado, cola colorida, bolinhas de papel crepom, sementes, etc. Escrever o nome abaixo da primeira letra e se desenhar. Mostrar na roda, relatar e prender no barbante ou mural.
·Confeccionar um alfabeto com nomes. Entregar silhuetas aos alunos e pedir que desenhem as características nestas, depois irão colar a silhueta e o nome na letra do alfabeto.
·Pesquisar figuras que começam com a mesma letra do nome. Socializar na roda para que os alunos associem as letras dos nomes de todos os colegas . Esta apresentação dura uma semana.
·Poema “Nome da Gente" de Pedro Bandeira. Leitura no cartaz e individual, acompanhando com o dedinho as palavras e os versos. Conversa sobre o poema. Pesquisa sobre a origem do nome. Socialização na roda. Esta apresentação oral dura uma semana, pois chamo de quatro a cinco alunos para se apresentarem por dia.
·Formar o nome do aluno e dos colegas com letras móveis.
·Escrever os nomes dos colegas sem olhar no telhadinho.
·Escrever nomes de meninos e meninas, agrupando-os.
·Contar o número de letras dos nomes. Marcar cada letra com tracinhos e bolinhas. Escrever o numeral se já souberem. Fazer um X no nome mais comprido e circular o nome mais curto.
·Completar os nomes com a letra inicial.
·Completar os nomes com letra e sílaba inicial.
·Colocar no mesmo conjunto os nomes que começam com as mesmas letras.
·Ligar o nome a letra inicial
·Organizar as letras dos nomes. ( Letras móveis ou atividade em folha)
·Bingo com nomes
·Pesquisa da origem do sobrenome, árvore genealógica, consulta a certidão de nascimento
·Conhecer o sobrenome e aprender escrevê-lo, copiando-o do telhadinho. O telhadinho deverá ser confeccionado de um lado com a letra de forma maiúscula e do outro lado com a letra cursiva. Quando as crianças estiverem alfabéticas e com maior desenvolvimento da coordenação motora fina, podem começar a escrever com a cursiva, embora algumas crianças optem por escrever com esta desde o início do 1º ano, pois apresentam níveis mais avançados de escrita e maior desenvolvimento da coordenação motora fina. A cor deve ser a mesma para meninos e meninas e não deve ter nenhuma outra pista sobre o nome como fotos e desenhos, pois o objetivo é que a criança reconheça o nome globalmente , as letras inciais e finais e realize comparações entre os nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário