terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sistema Respiratório:

Sistema Respiratório:

Sistema Respiratório:
   
     O sistema respiratório tem a função de fazer as trocas gasosas de CO2 por O2, ou seja, respirar.




  •   É composto por: 
  1. Laringe: Tem a função de produzir o som
  2. Traqueias e Brônquios: Controla para que não haja fechamento da passagem de ar quando conter pouco ar. E os Brônquios atravessam o pulmão e ramificam-se dando passagem para o ar para após enviar para os bronquíolos.
  •      Parte interna dos pulmões
  1. Bronquíolos: São os Brônquios se ramificam e se tornam muito pequenos, dão origem aos bronquíolos que serve de transporte para os alvéolos.
  2. Alvéolos: São responsáveis por armazenar o ar (Em um adulto esportista, cabem até 6L) e fazer as trocas dos gases CO2 por O2
  • Sistema de respiração: Pulmões e diafragma.
         O diafragma, responsável pelo enchimento dos pulmões com ar através de movimentos musculares. Quando o diafragma contrai, desce, há o processo chamado de inspiração, e quando o mesmo relaxa, sobe, há a expiração.
  • Trocas gasosas:
               É feita principalmente pelos alvéolos e capilares, onde uma camada celular separa o sangue do ar, e assim o gás carbônico e oxigênio fluem em direções opostas. Isto recebe o nome de hematose.
  • Proteções do sistema respiratório
  1. Muco e secreção: Retem as bactérias vindas junto com o ar aspirado.
  2. Células de revestimento: Encontradas na traqueia, brônquios e bronquíolos, protegem por meio da secreção do muco e outras com uso de cílios.
  3. Células de defesa: Há muitas células de defesa em torno dos alvéolos para que possam defende-los a qualquer momento.
  • Doenças:
  1. Tuberculose: Causada por bactérias adquiridas pelo ar ( Bactéria Bacilo de Koch), causa danos aos pulmões o que faz com que tenham muito pûs e sangrem, há vacinas existentes contra a doença e pode ser curada com antibióticos;
  2. Pneumonia: Causada por vírus, bactérias e vermes. Causa infecção onde é produzida a secreção pulmonar. Tem como sintomas: Febre, mal estar, falta de ar e tosse. Também é curada com antibióticos.
  3.  Enfisema pulmonar: Causada pelo hábito de fumar, causa dilatação nos alvéolos o que torna difícil realizar a hematose. É uma doença irreversível.
  4. Tabagismo: Também causada pelo hábito de fulmar, causa danos ao cílios da traqueia e dos brônquios o que faz com que removam o muco.
  5. Asma: Doença que causa estreitamento das vias respiratórias e faz com que os asmáticos percam o ar facilmente e tenham crises constantes. Pode ser tratada com broncodilatadores e anti-inflamatórios

Nenhum comentário:

Postar um comentário