sexta-feira, 2 de março de 2018

Água Essência da Vida


Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino

                             Água Essência da Vida
 
 

 





     Secretária de Educação : Maria Rozivânia do Nascimento

Equipe Pedagógica
Valdinere Alves dos Santos
Ana kelly
Diana Carla

Cortês ,Março de 2018


                                     ÁGUA, ESSÊNCIA DA VIDA!

Não existe vida sem água. Mas esse bem tão precioso pode acabar, até mesmo na Amazônia que possui 70% da água doce do Brasil. Somos um país  privilegiado, pois temos 12% das águas de todo o planeta. Mas o uso irracional e a poluição dos rios e lagos são ameaças constantes que precisam ser combatidas.
Fonte: Argonautas - Ambientalistas da Amazônia
Atualmente, o tema "água" ganhou destaque nos noticiários diários. A falta de água atinge muitas cidades brasileiras, levando o povo a buscar alternativas para contornar a situação. Acostumados a gastar água sem controle - porque sempre foi comum dizer que no Brasil há tanta água que não era preciso economizar, que só havia "seca" mesmo naquelas lendárias regiões do Nordeste - agora a falta de água chegou para todos, e esse fato traz consigo uma novidade: a necessidade de combater o desperdício e de criar uma nova educação sobre o uso racional e consciente da água, que é um bem finito. Para todo ser vivo,  a água é a essência da vida. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde e proteção contra o envelhecimento.
“Nós precisamos mais do que nunca, hoje, voltar nossos olhos e nosso esforço para proteger todos os mananciais, os rios, as fontes que podem trazer água de qualidade para as pessoas” A água é um elemento necessário para a vida das pessoas, dos animais e das plantas.  
Você sabia que o homem só consegue ficar cerca de três dias sem beber água? No entanto, quando isso ocorre o organismo fica desidratado, os neurônios, que são as células do cérebro, começam a morrer. Perde-se a consciência e em pouco tempo todos os órgãos param de funcionar. É por isso que a água é tão importante para a vida.
Infelizmente, em muitos lugares a água está poluída, contendo substâncias que prejudicam a saúde. A falta de água potável e de esgoto tratável facilita a transmissão de muitas doenças.
A cada ano, milhares de pessoas morrem ou adoecem gravemente porque não têm água suficiente ou bebem água contaminada. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos 20% a mortalidade infantil.
Fonte: Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
 








ÁGUA ESSÊNCIA DA VIDA :

Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças.

VISÃO
Que cor é a água? Colocar água em copos brancos e observar sua cor. A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram. Usar chá de marcela, café e outras substâncias.
“A água é transparente”

AUDIÇÃO
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo).
_ Agitar as mão dentro de um tanque de água.
_ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...

TATO
Tocar na água com diversas substâncias Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal) Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).

OLFATO  : Cheirar a água pura Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).
OUTRAS ATIVIDADES
1. Jogo Derrete, Não Derrete.
Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera.
Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias
(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.
Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte.
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.

2. Transportando Água
Como podemos transportar a água? Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas. Sem material: Apenas com as mãos “Não dá? Então o que faremos? Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...
3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam. Podem usar colheres para encher um copo.
4. Quem Enche Primeiro? É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.

5. Como Se Faz e o Que Acontece?
O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)
Recipientes diversos para fazer moldes.
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar:
_ Podemos fabricar gelo? Como?
Encher novamente as formas e colocar no congelador.
6. Fogo e Água
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo. Observar o vapor subindo:
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crianças tocarem
* Colocar papel no vapor e observar.















DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA
PERSONAGENS: Vários alunos.

DESENVOLVIMENTO
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...! — Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!— Vejam como estou agora: * Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade. — Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor. — Não consigo me controlar. — Estou fazendo mal a terra, sem querer.

2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.


RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar:
A Água é minha amiga  / Com ela posso contar / Pra lavar e tomar banho
E minha sede matar / Vamos todos protegê-la/ E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes/ Para ela não faltar/ Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar/ Conscientizar a humanidade/ Para vida que nos dá                              
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/


TRABALHO INTERDISCIPLINAR

O trabalho interdisciplinar aqui retratado vem com o objetivo de favorecer essa interação e deve nascer da necessidade e não a obrigatoriedade. Todo conteúdo só pode ser compreendido se for estudado desde a sua origem, tudo tem a sua história a água não é diferente, estudar a história dela ou da dependência dos seres vivos por ela seria muito interessante para os alunos, a história das cidades é um exemplo. O homem quando se tornou sedentário começou a buscar locais pertos de rios farto e com isso grande quantidade de alimentos e possibilidades de cultivar a terra tudo isso influenciou a geografia e o desenho do nosso Planeta.

JUSTIFICATIVA:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas com: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno no intuito de que o mesmo torne um transmissor de informações para toda a comunidade, chamando atenção para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

ATIVIDADES PERMANENTES

Þ Leitura Pelo Professor – Destinar um dia da semana para a leitura de textos informativos de qualquer gênero que retratem a água.

Þ Cantinho da Leitura – Dispor materiais gráficos em geral que tenha na escola, trazidos pelo professor, alunos funcionários o pessoas da comunidade que relam o tema. Movimentar esse espaço criando uma rotina semanal de manuseio desses materiais.
Objetivos gerais:

Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água;
Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.



APRENDIZAGENS ESPERADAS DE  FORMA INTERDISCIPLINAR

Realizar produção de texto poesias, histórias em quadrinhos, teatro;
Cantar músicas que retratem a água
Pesquisas na internet, em livros e revistas; paródias, poesias, histórias em quadrinhos, teatro;
Pintura de painéis/mural com o tema água, pelos alunos;
Ler e compreender os textos lidos, comentando e discutindo acerca de seus conteúdos;
Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
Compreender o ciclo da água; Conhecer as causas da poluição da água; Identificar o percurso da água do rio ate as casas;
Conhecer a existência da água no nosso corpo e nos alimentos;
Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d água;
Despertar para a necessidade de se economizar água
Assistir vídeos (Carta escrita no ano 2070, Planeta água – Guilherme Arantes e etc.);
Produção textual, poesias, acrósticos, paródias;
Leitura de textos informativos relacionados ao tema;
Realizar experiências diversas com água nos seus três estados;
Observar um rio ou reservatórios poluídos que faça parte do município;



Pesquisar em diversas fontes informações bem como imagens que retrate o desperdício da água;
Visitar uma estação de captação e tratamento de água;
Registros fotográficos. Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
Colaborar para preservação da água no meio-ambiente; Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral;
Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos; Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida;
Visitar a fonte que abastece a cidade; Leitura de textos historia parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo);Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio);Situações-problema envolvendo a água.
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre água limpa e a água poluída
Propor aos alunos questões, tais como:
1) Em que situações a água é usada?
2) Em que situações você faz uso pessoal de água? Por que ela é importante?
3) O que acontece ao corpo e à saúde se você fica sem tomar água muito tempo?
4) O que você sabe sobre a quantidade de água que há no planeta?
5) Que tipo de água é usado em nosso cotidiano – em casa, na escola?
6) De onde vem a água que usamos?

Recursos didáticos (Material utilizado):Data show, Livros didáticos, cartolinas, réguas, lápis, pincéis, DVD, CD, TV, câmera fotográfica, recipientes p/ coleta de águas, recursos humanos, papel sulfit, papel madeira, papel cartão, jornais, revistas, tesouras, colas, gravuras, espaça alternativo (ruas, bairros, DEAS), panfletos, material impresso,  pen driwe.

Avaliação: Acontecerá durante todo o processo da execução do projeto, levando em consideração o desempenho na capacidade de descobertas, de analisar, comparar, criticar e interpretar fatos e situações;Por intermédio de registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupos,

PRIMEIRA AULA
Os alunos serão orientados sobre o que é um riacho, o que é água tratada e levarão para casa um questionário para responderem juntamente com os seus pais:
Questões:
1)Você tem água tratada na sua casa?
2)De onde vem esta água?
3)Tem algum riacho perto da sua casa? Qual?
4) Em que você mais usa água na sua casa?
Traga para a escola uma conta de água de sua casa.

Na aula seguinte os alunos dispostos em círculo, com os questionários e contas para iniciarmos a conversa sobre a água. O que fazer para economizar a água? Como preservá-la? Como é nas suas casas? Quais as atitudes a tomar na sua casa para preservar a água? Como estão os rios perto de suas casas? De onde vêm à água que bebemos?
Depois coletivamente será construído um pequeno texto sobre o que descobriram na aula sobre a água, farão a leitura do texto e após irão expor os textos no mural.
SEGUNDA AULA:
As crianças irão ouvir a música “Planetinha Água” de Beto Hermann, aprendendo a cantar e fazendo a dramatização da música. No segundo momento eles pensarão em uma palavra que lembre água ou sobre a sua importância e irão até o computador para digitar esta palavra. Voltarão para a sala com a sua palavra pronta e recortarão em uma folha, um pingo de chuva para colar esta palavra. Posteriormente será montado um mural com uma grande nuvem e esses pingos lembrando sempre a importância da água para a vida no planeta.


TERCEIRA AULA
Solicitaremos aos alunos para trazerem para a escola recortes, figuras, reportagens e o que encontrarem relativo à água. Em sala de aula terão disponíveis materiais como jornais, livros, revistas e outros que trouxeram para pesquisar sobre a água. O professor deverá ler para os alunos algumas reportagens, curiosidades que aparecerem e os mesmos deverão escolher o material que quiserem para fazermos à exposição no mural. Após, utilizando uma folha branca deverão fazer um desenho sobre o tema "preservação da água".No momento do desenho os alunos ouvirão o som das águas do CD Planetinha Água.

QUARTA AULA
Os alunos irão assistir um filme: A Era do Gelo II.
Após assistirem o filme irão conversar, analisando os aspectos relevantes no filme, para o fechamento sobre as aulas da semana. Os alunos deverão montar um panfleto de informações sobre a preservação da água. Cada um poderá criar o seu, que será reproduzido e distribuído para os outros alunos da escola.
Todos os panfletos ficarão visíveis no mural do Projeto.

Procedimentos Metodológicos:

* Diálogo dirigido;
* Explanação oral;
* Montagem de painel;
* Análise do filme;
* Desenhos livres;
* Canto com dramatização.
As atividades serão desenvolvidas de forma interativa, estimulando a participação de todos na construção dos conhecimentos fundamentais pela conscientização e postura frente à importância de poupar a água para que esta não falte futuramente.
Conhecimentos Prévios:
Fazer  leituras para os alunos sobre a água e questionários.

Recursos Didáticos:

* Vídeo; * Jornais, revistas, livros;* Computador;* Papel pardo;* Material de uso comum.

Avaliação:

Será realizada de forma coletiva, em todos os momentos da aula, de uma forma global, respeitando a maturidade e o nível de escrita em que o aluno se encontra e desta forma favorecer para que as crianças se sintam instigadas a avançar melhorando os seus desempenhos e aprendizagens significativas.
 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Barros, Carlos- Ciências: Manual do professor/ Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino - - Ed. Reform. - - - São Paulo: Ática, 2006.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros e Curriculares nacionais: meio ambiente saúde/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília 1997: 128p. Vol. 9.
Cruz, Daniel, 1993 - O meio ambiente: 5ª serie: Livro do professor/ Daniel
Cruz – São Paulo: Ática, 2002 --- (Ciências e educação ambiental);
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.

 Planeta Água  (  Guilherme Arantes )

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes profundo da terra, profundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes profundo da terra, profundo da terra
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário