terça-feira, 27 de março de 2018

POEMA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PASSO A PASSO - POEMA

POEMA

CHORINHO DE RIACHO - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Objetivos:

- Diferenciar poema de outros gêneros estudados;
- Conhecer as marcas textuais do gênero poema;
- Desenvolver comportamento leitores;

- Desenvolver a linguagem oral.

Materiais necessários: - Cartolina ou papel pardo, pincel, barbante, prendedor, poemas diversos, chamequinho colorido, lápis de cor, som, CD. 


Quadro síntese da sequência didática:
- Conversa para a introdução do assunto, contato com o gênero poema e contextualização;
- Ensinando a procurar o significado em dicionário, inferir afirmações explícitas e implícitas bem - - como o sentido de palavras e expressões no contexto;
- Conhecendo elementos que constroem poema e leitura individual e silenciosa;
- Declamação de poemas e produção coletiva de um poema;
- Produção individual de um poema;
- Refacção do texto e produção final;
- Exposição dos poemas em varal ou mural.

Passo a passo da sequência didática

1º dia - Conversa para a introdução do assunto e contato com o gênero poema e contextualização. 
Conversa informal para sensibilizar e preparar os alunos para o trabalho:
• Como está o tempo hoje? (se estiver quente melhor ainda)
• Onde seria bom para ir e se refrescar um pouco? R: rio, riacho, água.
• Quem já foi em algum riacho?
• Como era o riacho?
• O que fazem no riacho?
• O que é um Riacho? R: deixar os alunos com dúvidas, pois no decorrer da sequência terão oportunidade de pesquisar.
Declamação pela professora (no curtindo a leitura) do poema “Chorinho de Riacho” de Neusa Sorrenti em anexo;
Colar no quadro o poema escrito em cartolina;
Leitura pela professora, em duplas, meninos x meninos por estrofes, todos juntos e finalmente individual;

Copiar o poema no caderno observando os espaços entre as estrofes e a estrutura de modo em geral;
Explorar oralmente o assunto:
• Que sentimento o riacho demonstra?
• Porque o riacho se sente assim?
• Quem conta a história? R: o menino
• Nome da autora? R: Neusa Sorrenti.
2º dia - Ensinando a procurar o significado em dicionário, inferir afirmações explícitas e implícitas bem como o sentido de palavras e expressões no contexto.
Retornar o poema com uma leitura coletiva;
Realizar as atividades abaixo no caderno.
1. Procurar no dicionário o significado das palavras “consolo” e “riacho” relacionando-os ao sentido do texto.
2. Elabore uma frase para cada palavra no mesmo sentido usado no texto.
3. Destacar no poema as palavras moita, resmunga e choramingando e discutir o sentido de cada uma.
4. Leia as frases abaixo e complete com as palavras moita, resmunga e choramingando:
a) O menino _________ a aula toda e não faz as tarefas.
b) Atrás daquela ______ de cana tem um ninho de passarinho.
c) João fica __________ quando sua mãe viaja e não leva ele.
5. A estrofe: Riachinho ri que ondula em borbulhas de cetim. Quer dizer o riacho ficar
( ) triste com a presença do menino.
( ) feliz com a presença do menino.
( ) nem ligava com a presença do menino.
3º dia - Conhecendo elementos que constroem o poema e leitura individual e silenciosa.
No curtindo a leitura - montar um varal ou caixinha na sala de aula com vários poemas para que cada aluno escolha um faça a leitura individual e silenciosa;
Escolha alguns para realizar a leitura incentivando o ritmo e entonação;
Levar para casa, preparar e apresentar no dia seguinte.
Observar a estrutura do poema “Chorinho de riacho”juntamente com os alunos e descrever aspectos que diferenciam de outros gêneros textuais (estrutura, versos, estrofes e ritmo), explicar e após realizar as seguintes atividades:
1. Pinte no poema as palavras que estão rimando entre si e escreva no espaço abaixo:
2. Agora é com você! Escreva palavras que rimam com:
felicidade recreio
alegria escola
aluno escola
respeito
3. Quantos versos e estrofes têm no poema:

4. Circule no poema a estrofe abaixo e ilustre-a:

5. Copie o 2º verso do poema:



4º dia - Declamação de poemas e produção coletiva de um poema.
No curtindo a leitura realizar o momento para declamação dos poemas preparado pelos alunos em casa;
Produção coletiva

5º dia - Produção individual de um poema. 

Retomar a estrutura do poema;
Explorar e discutir sobre o tema para produção incentivando a participação dos alunos de modo que tenham repertório para escrever o poema. Escolher um tema trabalhado (durante a semana em ciências, história, geografia, data comemorativa, valores éticos, etc) em sala de aula que seja de fácil compreensão para os alunos produzirem o poema;
(escrever aqui as questões norteadoras para discussão conforme o tema);
Momento da produção individual. (organizar a sala de modo a garantir silêncio e tranqüilidade durante a atividade).


6º dia - Produção final. 

Reescrever o poema corrigido pela professora em ficha própria para ficar organizado e pronto para montar a coletânea se for o caso.

7º dia – Exposição dos poemas em varal ou mural. 
Organizar um espaço para exposição dos poemas dos alunos e conforme o momento socializar para toda escola em momento cultural, recreio cultural, Dia D da leitura, dentre outras atividades promovidas pela escola.

OBSERVAÇÃO: Atividades para trabalhar ortografia não estão inclusas nessa sequência. Podem explorar NH e CH todos os dias com diversas atividades como:
- Boliche
- Cruzadinha
- Banco de palavras montado pelos próprios alunos com recorte de revistas e jornais (colar em cartolina);
- Caça palavras
- Ditado visual (por desenho) de palavras e frases;
- Separação de palavras em sílabas;
- Bingo de palavras (colocar no quadro várias palavras com CH e NH, fazer a leitura coletiva, o aluno traça uma cartela com doze quadradinhos, escolhe as palavras, escreve uma em cada quadrinho, o professor canta a pedra / palavra das que estão no quadro, o aluno marca um X se estiver na sua cartela, ganha o aluno que preencher primeiro a cartela;
- Soletrando de palavras com CH e NH na trilha;
- Completar palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário