Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 28 de março de 2018

Tema: Poesia

Tema: Poesia

ObjetivoIncentivar a leitura e escrita dos alunos e o “fazer poesia”, a partir do trabalho com improviso e estímulo ao processo criativo. 
Etapas:

1ª etapa: Sondagem com os alunos sobre o tema
Pedir para que os alunos tragam para a aula suas poesias preferidas. Cada um pode partilhar sua poesia com a classe e o porquê foi a escolheu. Pode ser montado um painel “Poesias Favoritas” com as poesias trazidas pelos alunos.
Este momento é importante, pois trará informações sobre o que os alunos já sabem sobre poesias e quais aspectos devem ser ampliados nessa área do conhecimento.

2ª etapa: Processo Criativo em poesia
Para que os alunos experimentem o “fazer poesia” a partir de um olhar sensível para o mundo seria interessante propor algumas vivências para desinibição e estímulo da criatividade.

Sugestões:
Rimas engraçadas
Cada aluno faz uma frase com duas palavras rimando, por exemplo: “Não confunda bife ali na mesa com bife à milanesa” ou “Não troque coco de grilo por crocodilo”. Para esta brincadeira pode ser lido o livro “Não confunda” da Eva Furnari.

3ª etapa: Poesia como gênero literário
Aula explicativa sobre as características da poesia, tipos poéticos e a poesia na história da literatura.
A idéia é trazer algumas referencias para os alunos sobre este gênero literário e ampliar o repertório de conhecimentos sobre este assunto, dando subsídios para “Criar poesias”.

4ª etapa: Criar poesias
O objetivo é mostrar para o aluno que a fonte inspiradora para qualquer tipo de elaboração humana, inclusive a poesia, é o mundo a nossa volta e a relação que estabelecemos com ele. Portanto, é importante termos uma postura curiosa e investigativa sobre o mundo que nos cerca.

Sugestões de atividades:

Caminhada poética
Fazer um passeio no entorno da escola solicitando que os alunos observem no caminho aquilo que lhes parece mais interessante, percebendo quais os sentimentos que foram surgindo durante o percurso. Retornar para a sala de aula e fazer uma lista, com palavras soltas, sobre o que viu e sentiu durante o percurso. A partir dessa lista, criar uma poesia.

Palavras estranhas
Fazer uma lista de palavras com sentido, aparentemente, afastados e fazer combinações em frases. Exemplos
“Imensa é a missão dos teus cabelos” (missão e cabelos)
“Só, palavra comprida” (só e comprida)
“Sou menino-passarinho com vontade de voar” (menino  e passarinho)
A partir das frases criadas, estimular para a tentativa de elaborar um verso ou poema.

Obra de arte
Apresentar uma tela bastante expressiva. Provocar uma roda de conversa sobre do que se trata a tela, o que sentimos quando a apreciamos, quais experiências de vida ela nos faz lembrar etc. Pedir para que os alunos anotem as frases e palavras que lhes parecem mais significativas. A partir dessas reflexões, pedir para que os alunos façam uma poesia tendo como fonte inspiradora a obra de arte apresentada.

5ª etapa: Livro de Poesias
Em uma aula pedir para que os alunos, a partir de toda a experiência vivida, criem suas poesias ou escolham as poesias que já elaboraram para montar um livro de poesias coletivo.
Fazer uma revisão ortográfica da poesia.
                           
6ª etapa: Formatando a poesia – se der tempo
Ir até o laboratório de informática e pedir que os alunos digitem a poesia de acordo com a formatação previamente combinada.

7ª etapa: Painel
Fazer um varal de poesias para expor as obras produzidas pelos alunos nesse período.

8ª etapa: Publicação
Fazer uma noite de autógrafos com os alunos do livro de poesias produzido coletivamente. Convidar a comunidade escolar para participar do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário